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    Tudo sobre IVs, Efforts, etc.[V3.0]

    Fred
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    Mensagem por Fred Qua Dez 02, 2009 5:54 am

    Primeiramente queria informar aos colegas que não é de minha autoria este texto abaixo. Foi retirado do forum da pokeland.

    http://www.forum.pokeland.net/b/viewtopic.php?f=21&t=22713

    ==============================================
    Tudo sobre IVs, Efforts, etc.[V3.0]
    ==============================================
    Autor original: Armando Meziat
    Versão atual por: FL
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    Observações:

    1- Este FAQ é destinado a ajudar os iniciantes à Geração Advance (dos games R/S/E/Fr/Lg/Col/XD) a compreender alguns aspectos internos importantes do jogo. Espera-se passar o máximo de clareza possível nas informações a seguir, de modo a evitar que tais iniciantes sobrecarreguem o fórum com dúvidas que certamente poderão ser sanadas lendo este FAQ

    2- Qualquer erro ou se tiver alguma sugestão no FAQ, AVISE

    3- Este FAQ também serve para perguntar

    4- Este FAQ foi criado com intuito de se obter bons pokémon para batalhas competitivas como Battle Frontier e outra pessoa. Para zerar o jogo não é necessário um pokémon perfeito

    5- Na Geração DS (dos games D/P) ouveram poucas mudanças, 3 em especial: O próprio golpe determinar se ele é físico (ATK) e especial (SATK); Se Ditto estiver transformado em um certo pokémon e morrer ele continuará transformado naquele pokémon podendo passar inúmeras combinações de Breed ilegais e ovos nascem level 1

    6- Se a url http://www.ligapkjoseense.com não funcionar tente em http://www.ligapkjoseense.tk
    ==============================================
    Histórico:

    [3.0] (01/07/2006)
    * Sob nova direção mudei várias coisas, principalmente Stats.
    * Menus e outras introduções
    * Novas seções: EXP e Felicidade
    * Algumas seções foram parar dentro de outras

    [2.2.3] (19/07/2005)
    * Pokéfor died ;_; Links que apontavam para lá foram editados.

    [2.2.2] (18/07/2005)
    * Pequenas correções de formatação.
    * Frases em inglês do Legendary Pokémon Top Breeder adicionadas.

    [2.2.1] (26/01/2005)
    * Pequena correção no cálculo de Hidden Power (que varia em função dos IVs, e isto não foi mencionado -_-)
    * Breve explicação sobre a operação "xor" adicionada.
    * Mais correções de clarificação
    * Adicionado um abstract

    [2.2] (17/11/2004)
    * Seções novas: Informações Básicas sobre Stats (c&p do meu site, de novo XD), Dano
    * Correção na tabela de EVs de R/S

    [2.1] (01/11/2004)
    * Atualização para refletir as novidades da versão Emerald
    * Seções novas: Breeding (basicamente copy&paste do texto do meu site :p), Hidden Power
    * Pequenas mudanças de texto

    [2.0] (20/03/2004)
    * Seção nova: Shinies
    * Várias mudanças frasais e correções de informações erradas, de modo a clarificar ainda mais as informações passadas

    [1.0] (ixi, nem me lembro ^^)
    * Início do desenvolvimento
    ==============================================
    Agradecimentos especiais:
    Armando Meziat pela construção anterior deste FAQ.
    Marverick Hunter por algumas respostas e informações
    Todos que de alguma forma contribuíram para o FAQ
    ==============================================
    Menu:
    I- Stats
    II- EXP
    III -IVs
    IV- Dano
    V- Effort Values
    VI- Shinies
    VII- Breeding
    VIII- Hidden Power
    IX- Felicidade
    ==============================================
    I- Stats

    O que faz cada um dos 6 Stats?

    Um Stat determina a habilidade que um pokémon tem na categoria à qual se refere. Estas categorias são divididas em:

    HP (Hit Points)
    É a vida do pokémon, quando chega a 0 o pokémon desmaia e fica Faint. Quanto mais tiver, mais demorará a chegar a 0, e conseqüentemente mais tempo ficará lutando.

    Attack
    É a força de ataque físico do pokémon. Quanto maior, mais dano com golpes físicos poderá causar nos oponentes

    Defense
    É a força de defesa física do pokémon. Quanto maior, menos dano com golpes físicos irá receber dos oponentes.

    Sp.Atk (Special Attack)
    É a força de ataque especial do pokémon. Quanto maior, mais dano com golpes especiais poderá causar nos oponentes.

    Sp.Def (Special Defense)
    É a força de defesa especial do pokémon. Quanto maior, menos dano com golpes especiais irá receber dos oponentes..

    Speed
    SPD (Speed)- É a velocidade do pokémon. Normalmente o pokémon com Speed maior ataca primeiro, seguido dos com Speed mais próximo que o maior, mas existem golpes que utilizam uma mecânica diferente, e independentemente do Speed o de grupo maior vai atacar primeiro (a menos que sejam do mesmo grupo)

    Helping Hand
    Magic Coat, Snatch
    Detect, Endure, Follow Me, Protect
    ExtremeSpeed, Fake Out, Mach Punch, Quick Attack
    Outros ataques
    Revenge, Vital Throw
    Focus Punch
    Counter, Mirror Coat
    Roar, Whirlwind

    Como calculá-los?

    Para calcular os Stats originais do pokémon é essencial os Stats Base (como o fato de Shuckle nunca conseguir um ATK alto, mas a DEF sim) de cada espécie e deve se levar em conta o Level, Efforts, Nature e IVs. Cada espécie tem um limite, como o ATK máximo original do Pelipper não podem ultrapassar 218.
    Para calcular os Status no level 100 utilize a fórmula, arredondando o resultado final para baixo:
    Para os Stats menos HP: (Nature x [2 x Base Stats + IV + Effort ÷ 4 + 5])
    Para o HP: 2 x Base Stats + IV + Effort ÷ 4 + 110
    Fora de lutas via cabo link, Battle Tower/Frontier e Trainer Tower/Hill, nos jogos de GBA existe um bônus das insígnias de GYMs que aumentam algum atributo seu em 1.1, veja a lista:

    ATK- Stone/Boulder
    DEF- Balance/Soul
    SPD- Dynamo/Thunder
    SATK e SDEF- Mind/Volcano

    O que são personalidades e o que fazem?

    Simplesmente aumentam um stat em 10% (multiplicam por 1.1) e diminuem outro em 10% (multiplicam por 0.9). Tais modificadores são aplicados por último no cálculo de um stat e são fixas
    Na tela de detalhes de um pokémon, logo na primeira página, o adjetivo em vermelho que está do lado da palavra "nature" denota a personalidade do pokémon.
    clique aqui para uma lista de personalidades

    Existem Stats invisíveis?

    Sim, estes são sempre os mesmos não podendo ser melhorados treinando, divididos em:

    Accuracy
    É a chance de um pokémon acertar um golpe, sua mira. Quanto maior, mais é a chance de um golpe acertar (limite 100%). A maior parte dos golpes tem Accuracy 100, então, caso a Evasive do oponente seja normal e a sua Accuracy também a chance do golpe acertar é 100% (se nenhum outro efeito intervir). A Accuracy também pode ajudar a acertar golpes com pouca Accuracy como Fissure

    Evasive
    É a chance de um pokémon desviar de um golpe. Quanto maior, mais a chance de desvio.

    Critical Hit
    É a chance de um golpe dar Critical Hit, isto é, dobrar o poder e ignorar elevações da DEF e SDEF do oponente, suas reduções de ATK e SPATK e barreiras como Reflect no ataque. Quanto maior, maior a chance.

    E quando aumento / diminuo os meus Stats no meio de uma luta, como fica?

    Nos visíveis: Com limite de 6 vez cada eles aumentam como se fosse 2/2, aumentando + 1/2 em cima e se estiver negativo o número divisor aumenta + 1
    Accuracy e Evasive: Igual aos visíveis mas o principal é 3/3
    Critical Hit: Inicialmente é 1/16, na seqüência: 2/16, 4/16, 6/18, 8/16. Apenas estes valores
    Para uma tabela mais completa clique aqui

    O que são tipos físicos e especiais?

    Ataques de tipos “físicos” têm seu dano causado baseado na força física do usuário e na resistência também física do oponente. Em outras palavras, usam os Stats Attack e Defense para calcular seu dano.
    Já ataques de tipos “especiais” usam força e resistencia especial do usuário e do oponente, respectivamente, para calcular seu dano (os Stats Sp.Atk e Sp.Def).
    Isso significa que um Gardevoir — alto Sp.Atk — causaria um dano considerável com um Psychic — tipo Psíquico, especial — em um Donphan — Sp.Def baixa —, mas causaria dano menor se o ataque fosse Facade — tipo Normal, físico; Attack de um Gardevoir é menor que seu Sp.Atk, e a Defense de um Donphan é maior que sua Sp.Def.
    Ataques físicos: Normal, Fighting, Flying, Poison, Ground, Rock, Bug, Ghost, Steel
    Ataques especiais: Fire, Water, Grass, Electric, Psychic, Ice, Dragon, Dark
    Para uma tabela de tipos clique aqui

    II- EXP

    O que é level?

    Level é algo presente na maior parte dos RPGs e em pokémon não é diferente, quanto maior o level mais forte o pokémon é. Por exemplo um Pinsir no level 100 é 20 vezes mais forte que quando estava no level 5 (se estiver com EV 0 em ambos). Ao ser derrotado todo pokémon dá uma certa quantia de EXP dependendo da sua espécie e level (Blissey dá mais) e quando se obtém uma certa quantia de EXP o pokémon passa de level.
    EXP só é ganha fora de locais como batalhas via cabo link, Battle Frontier, Battle Tower, Trainer Tower, Trainer Hill e Orre Colosseum. Apenas os pokémon vivos depois de participar de uma batalha ganham EXP, treinadores dão 150% EXP de pokémon selvagens. Pokémon com ID diferente do treinador da fita ou equipado com Lucky Egg (2% de chance de estar em Chanceys selvagens e depois de completar a Lucky Egg Quest em XD) ganha 0.5 de EXP a mais de o normal, se tiver os 2 ganha + 1.0 da EXP que deveria ser ganha

    Existe um item chamado Exp Share que faz um pokémon equipado ganhar EXP sem ter participado da batalha ao mais em relação aos outros pokémon se participou, aí vai sua localização nos jogos advance:
    RSE: Devon Building (Rustboro), Faça o número da Lilycove Lottery diária bater com os 3 últimos dígitos de ID de um pokémon seu
    FrLg: Rota 15 (tenha 50 pokémon na Dex)
    Colosseum: Agate Village
    XD: Prefeito de Phenac

    Como calculo a EXP ganha?

    A fórmula da qual a EXP é dividida entre os pokémon do grupo quando se usa EXP Share é: EXP ÷ (Número de pokémon que participaram da batalha +1) para os pokémon sem EXP Share e EXP ÷ (Número de pokémon equipados com EXP Share +1) para os pokémon que participaram da batalha. Se não houver pokémon com EXP Share a EXP é dividida igualmente entre os pokémon que participaram da batalha.
    Fórmula da EXP é: EXP = [(Base do Oponente × Level do Oponente) ÷ 7]Bônus x Treinado
    Base do oponente é uma base que varia para cada pokémon sendo de 0 a 255
    Bônus é se o pokémon tiver um ID diferente do treinador ou estiver segurando Lucky Egg é 1.5, nenhum deles é 1.0 e os 2 é 2.0.
    Treinado é se o oponente for selvagem é 1.0, se for de treinador é 1.5

    Qual é o jeito de passar de level mais rápido?

    Clique aqui para um guia com os métodos mais rápidos de elevar leveis

    Por que meu Zangoose precisou de menos EXP para ir ao Level 100 que minha Seviper?

    Para subir de nível a EXP necessária não é igual para todas as famílias de Pokémon, existem diferentes EXP para certos grupos e fórmulas. Aí vai as fórmulas para as 6 curvas existentes.

    Rápido: EXP = 0,8Lv³
    Médio-rápido: EXP = Lv³
    Médio-devagar: EXP = 1,2Lv³ - 15Lv² + 100Lv - 140
    Devagar: EXP = 1,25Lv³
    Descida: ???
    Subida: ???

    Para uma tabela com cada grupo de pokémon e principais EXP para certos leveis clique aqui

    III -IVs

    O que são?

    IV é uma sigla que significa Individual Value. Algumas pessoas o conhecem como Variação de Desenvolvimento, Deter Value, Gene, e por aí vai.
    Cada pokémon possui 6 IVs, um para cada um dos 6 stats (HP, Attack, Defense, Speed, Sp.Atk e Sp.Def). Todos os IVs variam entre 0 e 31; nem mais, nem menos.
    Os IVs são atributos "invisíveis" no jogo. São definidos aleatoriamente assim que se encontra/recebe um poke e são fixos, ao contrário do que acontece com os Chao (os monstrinhos do Sonic Adventure DX e Sonic Adventure 2 Battle), em que você pode "aumentar" os IVs deles, ou o que quer que se sejam aquilo

    Para que servem?

    Os IVs são como genes, ou seja, diferenciam os stats de pokes de mesma espécie: isso significa que nem sempre um Espeon terá o mesmo valor de Sp.Atk que outro.
    Um pokémon "Top" possui todos os IVs iguais a 31.

    Como calculá-los?

    Para este método que apresentarei agora, seu pokémon não pode ter lutado nenhuma vez nem ter recebido Vitaminas, a menos que você saiba quanto de Effort (mais abaixo) o seu pokémon tenha no Stat. Salve e dê Rare Candies até ficar no level 50 ou 100 para não obter resultados ambíguos.
    Seja a fórmula de um stat:

    [Stat = (((Level x ((Base x 2) + IV + (Effort / 4))) / 100) + 5) * Personalidade]

    O que farei agora é colocar o IV em função dos outros parâmetros:

    [IV = ((Stat / Personalidade - 5) * 100 / Level) - Effort / 4 - Base * 2]

    O mesmo para o HP:

    [HP = ((Level x ((Base x 2) + IV + (Effort / 4))) / 100) + 10 + Level]

    Que fica:

    [IV = (HP - 10 - Level) * 100 / Level - Effort / 4 - Base * 2]

    Clique aqui para ver todos os Base Stats para cada pokémon existente.
    "Personalidade" pode ser 1,1 ou 0,9, dependendo da personalidade do seu poke (mais abaixo) e do stat.
    Caso se encontre resultados fracionários, arredonde-os para cima (você está fazendo um cálculo reverso -- o cálculo normal tem resultados arredondados para baixo). Por causa dessas arredondações, o valor encontrado é aproximado, logo nem sempre se terá certeza do IV.

    Caso matemática não seja o seu forte, para uma calculadora de IV, clique aqui

    Informações específicas para a versão Emerald

    Há no Battle Frontier o Legendary Top Pokémon Breeder, que analisa os IVs de um pokémon a partir da sua soma e o stat que tem o IV mais alto, além de fazer uma análise sobre ele. Caso dois ou mais stats estejam empatados com os IVs mais altos, ele escolherá um deles aleatoriamente.
    Ele diz Hmm... This one, overall... para avaliar tudo e Incidentally, the best aspect of it, I would say, is its... para o melhor atributo

    Soma: até 90
    Frase: I would describe as having an average ability.
    Significa: Stats toleráveis...

    Soma: 91-120
    Frase: I would say is as having better–than–average ability
    Significa: Stats acima da média...

    Soma: 121-150
    Frase: I would say is quite impressive in ability!"
    Significa: Stats um tanto quanto excelentes!

    Soma: acima de 150
    Frase: I would say is wonderfully outstanding in ability!
    Significa: Stats esplêndidos!

    Stat com IV mais alto

    IV: até 15
    Frase: That stat is relatively good.
    Significa: Mais ou menos...

    IV: 16-25
    Frase: That stat is quite impressive.
    Significa: Consideravelmente forte!

    IV: 26-30
    Frase: That stat is outstanding!
    Significa: Esplendidamente forte!

    IV: 31
    Frase: It’s flawless! A thing of perfection!
    Significa: Perfeito!

    É verdade que eles são transferíveis por cruzamentos?

    Sim. Num cruzamento entre dois pokes compatíveis, o bebê sempre herda 3 IVs dos pais, escolhidos aleatoriamente (máximo de 2 por pai, sendo possível um IV "sobrescrever" o outro). Todos os outros IVs do bebê são aleatórios.

    Informações específicas para a versão Emerald

    O bebê sempre herda 3 IVs dos pais. Um IV não pode "sobrescrever" o outro, como acontecia antes.

    IV- Dano

    Como se calcula?

    [Dano = ((2 * Nível / 5 + 2) * StatOfensivo * PoderAtaque / StatDefensivo / 50 + 2) * Modificadores * Rand(85, 100) / 100]
    Nivel = o nível do pokémon que ataca
    StatOfensivo = Attack ou Sp.Atk, vai depender se o golpe usado for físico ou especial
    StatDefensivo = Defense ou Sp.Def, vai depender se o golpe usado for físico ou especial
    PoderAtaque = o poder do golpe
    Rand(85, 100) = um número aleatório X tal que: 85 < X < 100
    Modificadores = STAB, afinidade de tipos, afinidade de clima, etc...

    Para uma calculadora, clique aqui

    O que significa STAB?

    Significa “Same Type Attack Bonus”. Ocorre quando um pokémon usa um ataque cujo tipo seja igual a um dos seus tipos, como um Masquerain usando Silver Wind ou um Altaria usando Dragon Claw. Quando ocorre, o dano a ser causado recebe um bônus de 50%.

    Naturalmente este bônus não se aplica a um Linoone usando Ice Beam, pois ele não pertence ao tipo Gelo.

    V- Effort Values

    O que são e para que servem?

    Sabe-se que os "Exp Pts" são ganhos em grandes quantidades quando se derrota oponentes de nível muito alto. Porém, considere o número de batalhas para que o pokémon chegue até o seu nível mais alto, 100. Pokémon treinados desta forma, bem como pelo uso exclusivo de Rare Candies e/ou Daycare, participaram de poucas batalhas, ou nenhuma batalha. E, no final, perceber-se-á uma notável diferença entre os Stats destes pokémon e os dos que tiveram um grande número de batalhas. Esta diferença está relacionada ao conceito de “Experiência Real”, também conhecida como Stat Experience, Cota de Vitória, Effort Value, etc.

    Como funcionam?

    Casa um dos 6 stats possui seu próprio Effort Value. Ao derrotar um oponente, cada stat de todos os pokes que participaram de uma luta (Exp. Share incluído) pode ganhar de zero a 3 pontos de Effort, dependendo do oponente. A quantidade não é fracionada, logo se todos os pokémon do time participarem de uma luta contra um Wigglytuff, todos eles ganharão 3 pontos de Effort em HP.
    Clique aqui para uma lista em ordem de Pokédex de cada um dos 386 pokémon
    Por causa do fato de Effort ser obtida apenas em função de uma constante, derrotar pokémon de nível alto ou baixo não faz diferença alguma. Logo, a forma mais eficiente de se obter Effort é derrotando oponentes que dêem bastante Effort no menor nível possível.
    Quaisquer pokémon que sejam obtidos (exceto por trocas externas) começam com todas as Efforts iguais a zero. De qualquer forma, um stat pode acumular até 255 pontos de Effort e até 510 pontos de Effort podem ser totalmente acumulados (o que significa que apenas dois stats podem chegar ao "patamar GSC"). Neste ponto, pode-se obter o Effort Ribbon, em Slateport.
    Para cada 4 pontos de Effort, uma unidade é adicionada ao Stat (veja fórmula de stats, descrita anteriormente) apenas a diferença exata é visível quando o pokémon estiver no level 100 porém uma média aproximada pode ser vista em outros leveis. Logo, não vale a pena acumular mais que 252 pontos de Effort em um determinado stat -- na verdade você pode estar jogando até 3 pontos fora, que podem fazer diferença.
    As Vitaminas (HP Up, Protein, etc.) dão 10 pontos de Effort ao seu respectivo stat. Caso tal stat tenha mais que 100 pontos de ER, nenhuma Vitamina a mais fará efeito nele.
    Um pokémon que esteja segurando o Macho Brace (um item obtido em todos os jogos) ganhará Effort em dobro (exceto por Vitaminas). Nas batalhas, o poke fica com uma Speed de como se estivesse paralisado, o que NÃO implica que o poke não possa ganhar Effort em Speed enquanto carregar o item
    A única maneira de saber os Efforts do seu pokémon é anotando os pokémon mortos ou anontando os IVs antes de começar o treinamento e fazer o cálculo no level 100 com Efforts já cheios
    Para entender direitinho como um pokémon ganha Effort é só pensar como se fosse ganhar EXP (sem bônus de treinador com outro ID ou Lucky Egg), mas que não fosse dividida entre os pokés, fosse copiada e depois sofrer os modificadores (Pokérus e/ou Macho Brace)
    Para dicas e guias de como ganhar rapidamente Efforts clique aqui

    Macho Brace está:
    Em RSE derrotando a família Winstrace na rota 111
    Em FrLg usando Itemfinder exatamente onde Giovanni estava
    Em Colosseum na Pyrite Cave
    Em XD no Mt Battle Área 1

    Informações específicas para a versão Emerald

    As berries de 21 a 26 (Pomeg, Kelpsy, Qualot, Hondew, Grepa, Tamato) diminuem 10 pontos de Effort, respectivamente, de: HP, Attack, Defense, Speed, Sp.Atk e Sp.Def. Vale salientar que isso é possível mesmo que seu pokémon esteja no nível 100 e que não é possível ganhar Efforts no mesmo nível.
    Estas Berries podem ser usadas várias vezes mesmo depois de ficar com 0 de Effort no atributo para garantir contra erros e elevar a felicidade do pokémon.

    Informações específicas para Pokémon Colosseum e XD

    Existe uma grande contradição quanto a isso, mas na verdade Shadow Pokémon ganham Efforts quando estiverem 40% purificados e sua Nature estiver visível podendo acumular Efforts e EXP

    Ouvi falar num tal de Pokérus, e meu poke tem isso. O que fazer? Ele vai morrer?

    Não. O Pokérus funciona exatamente igual ao Macho Brace, mas sem a redução de Speed nas batalhas. Você pode acumular os efeitos do Pokérus e do Macho Brace, tornando-se possível QUADRUPLICAR as Efforts ganhas (vale lembrar que Efforts ganhas por Vitaminas não são afetadas).
    Para obter o Pokérus você deve capturar um pokémon com ele, logo que fizer isso a recepcionista do PokéCenter de qualquer jogo para GBA falará que seu pokémon tem formas de vida dentro dele (só falará na primeira vez). Pokérus sumirá as 0:00 nos jogos RSE e os pokémon que já tiveram uma vez ficaram com um ponto nos Status. Pokémon com esse ponto não pega mais Pokérus. Porém isso só ocorre com os pokémon do seu time, se deixar ele no Box continuará a ter Pokérus no dia seguinte
    Se sua versão for uma das primeiras a serem fabricadas poderá rolar um bug do qual o seu pokémon (um do time) ficará sem o Pokérus as 0:00 mas sem o ponto! Raramente você pegará o ponto

    Ouvi falar num tal Box Trick, o que é isso?

    É quando o pokémon é depositado em um Box qualquer e ao ser retirado terá seus Status recalculados mediante a efforts atuais. Isto continuava valendo para ADV a não ser que ele já esteja no nível 100, pois não é possível que se ganhe Efforts no nível 100.

    VI- Shinies

    Eles ainda existem em Advance?

    Sim. O fator que determina um Shiny, ao contrário de GSC, não envolvem IVs. Um poke será Shiny caso a expressão abaixo seja verdadeira:

    [(GI / 65536) xor (GI % 65536) xor IDSecreta xor ID < 8]

    GI = Genes Invisíveis (Chris Fritz chama de Personality Value), que determinam várias coisas, como sexo, forma de Unown, manchas de Spinda e evolução do Wurmple. Não podem ser passados para filhotes e são aleatórios sempre. GI é um número natural entre 0 e 4294967295 inclusive.
    "xor" é uma operação feita entre dois números binários (se você quisesse fazer um xor na mão, você teria que antes converter os operandos da base decimal para a base binária), para cada dígito binário (bit). Ao comparar dois bits de ordem N, o bit de ordem N do resultado será igual a 1 caso os dois bits em questão sejam diferentes; senão, será igual a zero.
    (Complicado, não? A salvação é que a calculadora do Windows faz esta operação automaticamente.)
    De acordo com a fórmula acima, as chances são de 1:8192. Nem mais, nem menos, seja na grama, seja por ovos. Adicionalmente, devido ao fato de o fator Shiny envolver a ID (e a ID secreta), a seguinte situação é possível: um poke nasce de um ovo nas mãos de Odnamra, de ID 46877; caso ele tivesse transferido tal ovo para Celina, de ID 11169, o bebê deixaria de ser Shiny; caso o ovo fosse transferido de volta, o bebê nasceria Shiny. Estranho, but that's the way the cookie crumbles.
    Para quem não sabe, Shinies são pokes de cor diferente (para fotos de todos clique aqui), E ACABOU. Falsos rumores dizem que eles têm, de alguma forma, "sorte" no jogo. Testes empíricos e "hacks" foram feitos e tais rumores, como falei, foram provados FALSOS. É possível qualquer pokémon ser Shiny, incluindo iniciais, Mewtwo e pokémon Shadow como Shadow Lugia

    VII- Breeding

    Ainda existe em Advance?

    No jogo existe um serviço no qual você pode deixar um pokémon para ser treinado pelo dono da casa. Este serviço se chama Daycare.
    Aqui vai a localização de TODOS os Day Cares
    Rota 117 (Houen) comporta 2 pokémon
    Rota 5 (Kanto) comporta 1 pokémon
    Ilha 4 (Kanto) comporta 2 pokémon
    Agate Village (Orre) comporta 1 pokémon (para habilitar em XD derrote o Cipher Admin Snattle pela primeira vez e resgate todos do Subsolo de Phenac City)

    Em certos Day Cares é possível, porém, deixar dois pokémon no Daycare. Se eles forem de sexos opostos, é possível que se encontrem Ovos.

    É possível ganhar experiência/Efforts via Breeding?

    Experiência normal, sim. Efforts, não. Assim que se deixa um pokémon no Daycare, sua EXP é incrementada em um ponto para cada passo dado. Desta forma, quanto mais se andar, mais níveis o pokémon poderá subir no Daycare. Porém, o pokémon não evoluirá. Além disso, à medida que o pokémon sobe de nível, caso ele chegue a aprender algum ataque e ele já saiba o máximo de 4, ele esquecerá como usar o ataque do topo da lista para aprender o novo ataque, sem avisar nada.

    Quando se retira um pokémon do Daycare, paga-se P$100 mais adicionais P$100 para cada nível aumentado.

    Informações específicas para Pokémon Colosseum

    É possível deixar um pokémon Shadow no Day Care para ir tirando sua barra Shadow, certos pokémom tiram a barra Shadow mais rápido assim, para maiores informações clique aqui

    Como saber se obterei um Ovo? E com que freqüência?

    Se os dois pokémon deixados no Day Care forem do mesmo Grupo de Cruzamento (sendo que um pokémon pode pertencer a até 2 dos 16 Grupos de Cruzamento), então eles são compatíveis para procriação e podem deixar Ovos. Ditto é compatível com qualquer pokémon que não seja ele mesmo nem pertença ao grupo "No Eggs" (que não procriam de forma alguma). Isto significa que a única forma de fazer um pokémon sem sexo procriar é fazendo-o com Ditto (mas Ditto não procria com outro Ditto), ele também é a solução para ovos de pokémon apenas machos, para uma lista de pokémon específicos de cada sexo clique aqui
    O Daycare Man pode dizer uma das frases:

    The two prefer to play with other POKéMON than each other.
    - Não são compatíveis: não deixarão Ovos (apenas via Shark ou outros fatores do gênero)
    The two don’t seem to like each other.
    - São compatíveis: de espécies diferentes e do mesmo Treinador, logo raramente deixarão Ovos (19.8% de deixar a cada 256 passos)
    The two seem to get along.
    - São compatíveis: de espécies diferentes e de Treinadores diferentes OU da mesma espécie e do mesmo Treinador, logo deixarão Ovos ocasionalmente (49.5% de deixar a cada 256 passos)
    The two seem to get along very well.
    - São compatíveis: da mesma espécie e de Treinadores diferentes, logo deixarão Ovos com bastante freqüência (69.3% de deixar a cada 256 passos)

    Diga-me mais sobre Ovos.

    Caso o par de pokémon deixe um Ovo, o que sairá dele será a forma menos evoluída da mãe. Caso Ditto seja um dos pais, será a forma menos evoluída do outro pokémon do par que sairá dos Ovos produzidos, ovos não podem ser deletados.

    Exceções:

    * Nidoran(M) e Nidoran(F), assim como Volbeat e Illumise, são tratados como uma mesma espécie, logo Nidoran(F)/Illumise podem deixar Ovos tanto da sua espécie como Ovos de Nidoran(M)/Volbeat.
    * Marill/Azumarill dão origem a Azurill apenas se um dos pais estiver equipado com o Sea Incense; caso contrário, o bebê será um Marill. O mesmo vale para Wobbuffet, porém é o Lax Incense que precisa ser equipado para que se dê origem a Wynaut em vez de Wobbuffet.

    O tempo que vai demorar para o Ovo chocar é contado em passos. Para saber quantos passos faltam para o Ovo chocar, confira a mensagem que aparece na página de propriedades do Ovo:

    It looks like this EGG will take a long time to hatch.
    - Mais de 10240 (apenas lendários e guardiões obtidos em eventos)
    What will hatch from this? It will take some time.
    - 2561-10240
    It moves occasionaly. It should hatch soon.
    - 1281-2560
    It’s making sounds. It’s about to hatch!
    - 1280 ou menos

    O pokémon sempre nascerá no nível 5, sabendo os ataques “predefinidos” (que são aprendidos até tal nível, assim como acontece com pokémon selvagens), além de ataques que:

    * sejam aprendidos em níveis superiores pelo pokémon que sairá do ovo e ambos os pais saibam tais ataques;
    * possam ser aprendidos por TMs/HMs e que o pai saiba (MOVE TUTORES NÃO CONTAM);
    * sejam Egg Moves e que o pai saiba.

    Os ataques adicionais sempre substituem os “predefinidos”, caso não se tenha mais espaço para eles.
    Eles não podem ser transferidos para jogos de GameCube e quando trocados têm a frase do Trainer Memo mudada para diferenciar de ovos seus.

    Informações específicas para a versão Emerald

    Caso a fêmea ou Ditto (se o cruzamento for com Ditto) esteja segurando uma Everstone, o bebê terá 50% de herdar a personalidade dele.

    Ovos demorarão metade do tempo para chocar se houver um pokémon no time com a ability Flame Body ou Magma Armor.

    VIII- Hidden Power

    Como determiná-lo?

    Suponha P igual a zero.
    Se a divisão do IV de HP por 4 der resto 2 ou 3, então adicione 1.
    Se a divisão do IV de Attack por 4 der resto 2 ou 3, então adicione 2.
    Se a divisão do IV de Defense por 4 der resto 2 ou 3, então adicione 4.
    Se a divisão do IV de Speed por 4 der resto 2 ou 3, então adicione 8.
    Se a divisão do IV de Sp.Atk por 4 der resto 2 ou 3, então adicione 16.
    Se a divisão do IV de Sp.Def por 4 der resto 2 ou 3, então adicione 32.

    [Poder = 30 + 40P / 63]

    Suponha T igual a zero.
    Se IV de HP for ímpar, então adicione 1.
    Se IV de Attack for ímpar, então adicione 2.
    Se IV de Defense for ímpar, então adicione 4.
    Se IV de Speed for ímpar, então adicione 8.
    Se IV de Sp.Atk for ímpar, então adicione 16.
    Se IV de Sp.Def for ímpar, então adicione 32.

    [Tipo = 15T / 63]

    Se Tipo for 0, então o tipo é Lutador.
    Se Tipo for 1, então o tipo é Voador.
    Se Tipo for 2, então o tipo é Veneno.
    Se Tipo for 3, então o tipo é Solo.
    Se Tipo for 4, então o tipo é Rocha.
    Se Tipo for 5, então o tipo é Inseto.
    Se Tipo for 6, então o tipo é Fantasma.
    Se Tipo for 7, então o tipo é Metálico.
    Se Tipo for 8, então o tipo é Fogo.
    Se Tipo for 9, então o tipo é Água.
    Se Tipo for 10, então o tipo é Vegetal.
    Se Tipo for 11, então o tipo é Elétrico.
    Se Tipo for 12, então o tipo é Psíquico.
    Se Tipo for 13, então o tipo é Gelo.
    Se Tipo for 14, então o tipo é Dragão.
    Se Tipo for 15, então o tipo é Escuro.

    Clique aqui para uma calculadora

    É possível ganhar STAB mesmo ele sendo do tipo "Normal"?

    Sim. Não apenas isso, ele se baseia em Atk ou Sp.Atk dependendo do tipo interno. Não apenas isso, ele pode receber o bônus de itens como Charcoal e Magnet.

    Então é possível Mirror Coat rebater um Hidden Power "especial"?

    Não. É a única exceção presente.

    Informações específicas para Pokémon Colosseum e XD

    Mirror Coat pode rebater Hidden Powers "especiais", enquanto que Counter não funciona contra os mesmos..

    IX- Felicidade

    O que é e pra que serve?

    A felicidade é uma inovação de GSC. É um valor que vai de 0 a 255. Ela influencia o uso dos golpes Return/Frustration, quando ela está cheia ou vazia respectivamente, o poder destes golpes se torna 102. Ela também influencia na evolução, pokémon como Golbat necessitam ter 218 de felicidade ou mais para evoluir e em Move Tutores para aprender os Hyper Beans elementares
    Para descobrir a felicidade de seu pokémon, basta colocá-lo em primeiro e ir para Verdanturf Town falar com uma garota perto de um Pikachu (Hoenn), em Pallet Town na casa da Daisy (Kanto), com um homem no segundo andar do Krabby Club (Orre, apenas em XD) ou visto direto no Pokémon Box

    Como aumenta / diminui?

    Aumenta felicidade:
    -Aumenta 1 Lv
    -Recebe 1 vitamina (as que aumentam Efforts)
    -A cada 256 passos
    -Participar de uma luta importante (Gym Leader, E4 e Steven)
    -Quando a Daisy (de Pallet) abraça seu pokémon em FrLg
    -Usando uma Berry do 21 a 26 em Emerald

    Diminui felicidade:
    -Usa Energypowder ou Heal Power
    -Usa Energy Root
    -Usa Revival Herb
    -Pokémon fica Faint

    Para uma tabela mais completa clique aqui
    Se o Pokémon é trocado de treinador ou o Pokémon Box é acessado com o pokémon depositado com outro ID sua felicidade vai para 70.
    Os pokémon capturado tem geralmente 70 de felicidade e um nascido de ovo tem 120 inicialmente.
    Quando o pokémon passar de level no local que consta no Trainer Memo dele (se constar um local) ele ganhará 1 ponto de bônus
    A felicidade do pokémon quando pego com a Luxury ball sobe mais 1 toda vez que ela subir. O Soothe Bell multiplica a felicidade do pokémon quando subir por 1.5 arredondando pra baixo

      Data/hora atual: Qua maio 08, 2024 8:00 pm