Emular é nostalgia

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

É com prazer que anuncio a possibilidade de integrar o facebook ao forum. Estamos sempre buscando formas de melhorar o site. Administração

    Videogame ajuda em sessão de fisioterapia em Ribeirão

    Fred
    Fred
    Admin
    Admin


    Mensagens : 1842
    Data de inscrição : 09/10/2009
    Idade : 41
    Localização : Contagem - MG - Brasil

    Ficha do personagem
    RPG: 20

    Videogame ajuda em sessão de fisioterapia em Ribeirão Empty Videogame ajuda em sessão de fisioterapia em Ribeirão

    Mensagem por Fred Qui Out 06, 2011 1:13 pm

    Videogame ajuda em sessão de fisioterapia em Ribeirão 31079z
    Aos 76 anos, Divino só havia jogado videogame com o filho, mas aprovou a nova fisioterapia.

    O videogame deixou de ser apenas diversão e virou instrumento para pacientes que fazem fisioterapia. O projeto Realidade Virtual, oferecido a pacientes do SUS pela Unaerp, já atende 12 pessoas, que fazem atividades com o Nintendo Wii.

    O fisioterapeuta coordenador do projeto, César Zanella, explica que os pacientes que utilizam o Nintendo Wii desenvolvem o equilíbrio, fortalecem a musculatura e melhoram a coordenação motora.

    "Por enquanto o tratamento tem sido oferecido para os pacientes com problemas neuronais, mas o objetivo é que pacientes com outras patologias."

    Zanella explica que a atividade com o Nintendo Wii é complementar a sessão de fisioterapia e dura de 15 a 20 minutos (a sessão toda tem 50 minutos). Antes de subir na plataforma do videogame, o paciente chega a fazer alongamentos.

    A coordenadora do curso de fisioterapia da Unaerp, Carla Adelino Suaid, explica que o jogo tem níveis de dificuldade. Três DVDs são utilizados para as atividades: o Wii Fit, o Wii Sports e o Wii Resort.

    Em fase de expansão, o projeto mira agora a aquisição de um XBox 360 com a ferramenta Kinect. "Com o Kinect a vantagem é que os pacientes não vão ter nada na mão, eles vão ficar mais livres para realizar os movimentos", diz Zanella.

    O fisioterapeuta conta que a proposta de implantar o videogame nas atividades de fisioterapia foi ideia dos alunos que questionaram a possibilidade. Nos Estados Unidos, atividades fisioterapêuticas com o uso do videogame são feitas desde 2008.

    Os pacientes que utilizam o videogame precisam ser encaminhados por um profissional do NGA e avaliados por um profissional de fisioterapia da Unaerp.

    Fonte: http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2011/10/05/videogame-ajuda-em-sessao-de-fisioterapia-em-ribeirao.html

      Data/hora atual: Dom maio 12, 2024 1:27 pm