Super Mario Wolrd 2 - Yoshi's Island (1995)
História
O jogo começa com uma cegonha carregando dois bebês (Mario e Luigi) quando Kamek, um magikoopa, rapta um dos bebês (Luigi), pois sabia que eles causariam incômodo para seu mestre, Baby Bowser, no futuro. O outro cai no oceano. Kamek, furioso por ter perdido o outro bebê, manda seus servos, os Toadies, o procurarem.
O outro bebê, que havia aparentemente caído no oceano, caiu, na verdade, em uma ilha: a Yoshi's Island (Ilha do Yoshi). Ele caiu bem em cima de um Yoshi, que encontra um mapa junto com o bebê e decide ajudá-lo a achar seus pais. Kamek espalha várias criaturas pela ilha, que são os chefes do jogo. Agora, você joga como Yoshi e deve impedir que Baby Mario seja capturado pelos Toadies, passando por 6 mundos.
Sobre o jogo
Os Gráficos contam com o microchip Super FX 2 para criar a escala, arredondamento e outros efeitos que são muito avançados para um simples jogo de Super NES/Famicom.
Os gráficos são do mesmo tipo de Donkey Kong Country, lançado na mesma época deste jogo. Shigeru Miyamoto ordenou que seus funcionários trabalhassem nesse efeito de movimento. Shigeru, queria fazer gráficos avançados, mas não tanto como os gráficos do recentemente lançado Donkey Kong Country. Esses gráficos foram inovadores.
Esta é a continuação do clássico Super Mario Wolrd, muitos não concordam, por se tratar de um jogo totalmente diferente da experiência do primeiro jogo, aqui você controla somente o Yoshi "vários aliás", com um bebê Mário nas costas, até aqui é tudo muito estranho, mas no decorrer do jogo, vai se acostumar e ver como é divertido.
Controle
Yoshi's Island Fez de Yoshi o personagem principal pela primeira vez ao invés de Mario. No princípio, Mario conhece diferentes Yoshis, que possuem os mesmos movimentos, apenas mudando a cor. Uma das habilidades de Yoshi é voar. Se segurar o botão de Pulo, ele é capaz de manter seus pés no ar por um bom tempo. Isso pode ser repetido quantas vezes forem necessárias.
Yoshi pode coletar ovos durante sua aventura, para atirar nos inimigos e vencê-los. Ele também pode botar ovos, mas para isso é necessários estar com um inimigo comestível na boca e apertar para baixo. O número máximo de ovos que o Yoshi pode ter é seis. Esses ovos podem variar:
Ovo Verde: É um ovo normal.
Ovo Amarelo: Te dá uma moeda se você acertá-lo em um inimigo.
Ovo Vermelho: Te dá duas estrelas se acertá-lo em um inimigo.
Ovo Brilhante: Te dá uma moeda vermelha se acertá-lo em um inimigo.
Ovos Gigantes: Transforma todos os inimigos da tela em estrelas.
Também há itens para serem coletados durante o jogo:
Flor: Existem 5 em cada fase. Pegando todas você ganha uma vida e cada flor vale 10 Pontos no total dos pontos da fase.
Moeda Vermelha: Existem 20 em cada fase. Cada uma vale 1 ponto no total de pontos da fase.
Estrelas: O máximo que pode-se ter é 30 e elas aumentam o tempo que você pode ficar com o Mario na bolha. Cada estrela vale 1 ponto no total de pontos da fase.
O Yoshi também possui uma nova habilidade: o Butt Bash, que é um ataque no qual ele pula e cai fortemente no chão. Para fazer esse movimento é necessário pular e apertar para baixo enquanto estiver no ar. Este ataque é muito bom para destruir caixas, forçar pedaços de madeira que te bloqueam para baixo e destruir certos tipos de chão.
Poochy
Poochy (ポチ) é um personagem canino que participa de várias séries dos jogos de Yoshi. Ele ajuda Yoshi em sua aventura com Baby Mario servindo de "isolador" de espinhos e lava, uma vez que pode andar sobre os mesmos. Para usá-lo, basta subir nele e virar para uma direção (esquerda ou direita). Ele irá andar na direção que você apontou. Se encontrar algum obstáculo (como uma parede), ele pulará automaticamente.
Pontos positivos
Jogabilidade bem divertida.
Muitas fases a serem exploradas.
Pontos negativos
Depois de algum tempo jogando, o choro do Mario bebê fica muito irritante.