Jogos casuais. Os jogos bonitinhos e despretensiosos, que proliferam como uma erva daninha em celulares, smartphones, tablets e até nos consoles, e que faturam milhões ao ano encantando os ditos “jogadores não hardcores”, acabam de fazer uma baixa considerável ao mercado de jogos de luta.
O que aconteceu foi que a Capcom resolveu usar os recursos de todos os departamentos destinados ao desenvolvimento de jogos para apostar em jogos de perfil mais casual. E ninguém menos do que o produtor da série Street Fighter, Yoshinori Ono, foi o escolhido para liderar essa nova estratégia da empresa.
Ono contou à revista nipónica Famitsu que, “A Capcom decidiu olhar para os jogos casuais a partir de uma perspectiva de toda a companhia. Em vez de dividir o seu próprio departamento em ‘jogos para aparelhos móveis’ e ‘jogos para consoles’, agora todos os departamentos trabalharão nisso.”
A Capcom inclusive já anunciou que a série Monster Hunter vai ser a primeira a se enquadrar na categoria de jogos casuais.
Ainda é muito cedo para tirarmos conclusões, até porque essas informações acima são tudo o que sabemos até agora. Mas eu não gostei nem um pouco dessa notícia. Se o Ono será o responsável por essa nova estratégia, acredito que ele debandará da produção dos novos jogos de luta competitivos. E se isso acontecer realmente, quais as consequências você acredita que terá para o mercado de jogos de luta?
Fonte: portalversus