Emular é nostalgia

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

É com prazer que anuncio a possibilidade de integrar o facebook ao forum. Estamos sempre buscando formas de melhorar o site. Administração

    Diferenças entre os adaptadores de manete PS2/PS3

    Fred
    Fred
    Admin
    Admin


    Mensagens : 1842
    Data de inscrição : 09/10/2009
    Idade : 41
    Localização : Contagem - MG - Brasil

    Ficha do personagem
    RPG: 20

    Diferenças entre os adaptadores de manete PS2/PS3 Empty Diferenças entre os adaptadores de manete PS2/PS3

    Mensagem por Fred Qui Nov 10, 2011 12:55 am

    Primeiramente devemos saber que temos 2 tipos de adaptadores, eles são.

    Imagem 1
    Diferenças entre os adaptadores de manete PS2/PS3 0,0,370,18908,350,350,fc7a5bad

    Imagem 2

    Diferenças entre os adaptadores de manete PS2/PS3 Joytechps2-to-usb-controller-1-pic



    Básicamente o que ocorre na imagem 1 é o adaptador transforma os 9 fios (com 6 imputs e um terra) para 4 fios (2 imputs e um terra) do USB. Ele apenas tem um microcontrolador que ordena isso e transforma os imputs em um "código neutro" pra PC. O PS3 aceita, pois ele lê de boa pads de PC. Mas como cada pad possui uma CI diferente, com uma voltagem diferente e fiação diferente, normalmente ocorre perdas ou ruídos (até mesmo dissipação de eletricidade), ocasionando o fatal Lag (ou delay).


    Na imagem 2 o adaptador na verdade funciona como um pad de PS3 por si só, só que não possu comando. Esses comandos virão do pad que será conectado na entrada "femea" de PS2. Seria básicamente como se na verdade fosse extendido o comando.

    Conclusão, no primeiro adaptador há apenas uma conversão de 7 fios para 3. No segundo não tem conversão de fios, isso já está feito. O que há é a conversão dos comandos. E por isso não há lag.



    Vamos um pouco mais a fundo na questão

    Todos os adaptadores são baseados nos controles originais. Se você utilizar um controle de PSX ou PS2 original da Sony, a probabilidade de não haver delay é praticamente zero. Se algum modelo apresentar, significa que o trabalho "não foi bem feito". No caso do controle genérico, apesar de apresentar uma característica muito semelhante, ainda sim não é o memso controle. Você tem alterações desde as peças (botões, placas e circuitos), modo de produção (normalmente não se faz com microsoldas pois são mais caras), e até programação do controlador da placa. Tudo isso pode alterar alguma coisa para o mal funcionamento do adaptador. Posso listar alguns dos motivos pra isso.


    1 - Incompatibilidade da CI (controlador interno). Certa vez eu respondi um tópico sobre isso, não lembro qual era, lá eu explicava um pouco mais detalhado. Mas básicamente todo circuito possui um controlador que define qual é o "caminho" que os dados devem seguir. Controles genéricos normalmente utilizam a CI do controle original, com algumas alterações para não sofrerem nenhum tipo de processo e etc. Eles alegam que "emulam" os controles. E como o adaptador foi feito para funcionar com a CI dos controles originais, então a CI do adaptador de PS2 para Xbox360 que irá ler os dados do controle de PS2 e decodifica-los para uma linguagem de Xbox360. Fazendo um paralelo, imagine um tradutor brasileiro bilingue. Falar qualquer coisa em protugues ele automáticamente irá traduzir pra outro idioma sem erro. Agora pega esse cara e pede pra ele traduzir do português de Makao (ou até mesmo de Portugal) pra outra lingua. Ele óbviamente irá traduzir, mas ele primeiro irá traduzir pro Portugues "Brasileiro" pra depois pra falar outra lingua. Quando ele fizer isso, ele não terá a mesma velocidade de tradução do que se ele fizesse apenas com o PT-BR. Veja, para muitos gringos não há diferença entre o Portugues do Brasil e de outro país, mas pra nós há e muita. O mesmo acontece com o circuito, há uma diferença sim, mesmo que as vezes possa parecer imperceptível. E o adaptador seria como um "tradutor bilingue".


    2 - Incompatibilidade de Voltagem. Esse é um caso delicado, pois havendo uma diferença de tensão, isso pode até queimar a placa. A placa de PS2 funciona com 2 voltagens, a de 3v e 7v, sendo uma para alimentar o circuito da placa e a outra pra alimentar o Rumble respectivamente. Toda entrada USB funciona com uma voltagem de 5v. O ideal seria alimentar apenas a placa, colocando um capacitor pra não ter oscilação de energia e um resistor de 5v para 3v e pronto. Mas as vezes esses 5v vão alimentar os 3v e os 7v, e aí há uma redução e etc. E isso gera um conflito na placa que resulta no delay (no cenário mais positivo, pois no negativo pode queimar algo).


    3 - Ruídos ou perda/redução de voltagem em decorrencia de peças de baixa qualidade. Aqui é um problema que ocorre somente nos produtos genéricos. Bom, todos sabemos que circuitos elétricos precisam de eletrcidade, isso é óbvio. Também sabemos que o controle de video-game é nada mais nada menos que um circuito, por isso aquela placa se chama PCB - Printed Circuit Board, ou traduzindo ao pé da letra, placa de circuito impresso. O que temos que lembrar é como é feita toda a comunicação entre o controle e o console, e a resposta é "pulsos elétricos". E a eletricidade PRECISA percorrer da origem até a chegada sem dissipação, pois isso poderia acarretar uma informação errada ou até mesmo a "não" informação. Para isso você precisa proporcionar uma via adequada. Utilizando mais uma (prometo ser a última) analogia, imagine uma auto-estrada com várias pistas, reta, sem buracos, asfalto novo e sem pedágio. O carro com certeza chegará ao seu destino sem acidentes. Agora imagine uma estrada de terra, estreita (passa apenas um veículo por vez), em via dupla, toda esburacada, cheia de caminhões (nos dois sentidos da via), sem iluminação, na serra, neblinada e a noite, certamente o motorista daqui é capaz de nem chegar vivo no seu destino final. O mesmo acontece com os fios, que não são feitos de materiais adequados, pois em sua fabricação se utilizou materiais de segunda para redução de preço.

    obs: texto retirado do portal versus

      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 8:15 am