Evs, como funciona?
Sempre presente, mas modificado em ADV, Efforts (também chamados de EV) são algo ganho junto com EXP.
Se treinar um mesmo Pokémon até o level 100 apenas com Rare Candies, desligar e treinar matando Pokémon notará que o segundo caso terá maiores Stats que o primeiro, isso é devido aos Efforts. Se for feito corretamente o segundo caso terá um total de 127 (com Nature neutra) de pontos de Stats a mais que o outro.
Cada um dos 6 stats possui seu próprio Effort Value. Ao derrotar um oponente, cada stat de todos os Pokés que participaram de uma luta (Exp. Share incluído) pode ganhar de zero a 3 pontos de Effort, dependendo do oponente. A quantidade NÃO é fracionada, logo se todos os Pokémon do time participarem de uma luta contra um Wigglytuff, todos eles ganharão 3 pontos de Effort em HP.
Cada espécie de Pokémon oponente dá uma certa quantidade de pontos de Effort geralmente seguindo seus Stats mais altos (podendo ser para vários atributos, mas a soma nunca pode ultrapassar 3 pontos) independente do level que estiver, apesar dos que tem 2 ou 3 estágios de evolução tem um somatório conforme o grau de evolução (Com 2 estágios nunca chega a 3) e lendários costumam também sempre somar 3. Alguns Pokémon dão Efforts diferente da geração ADV, são dos que ganharam evoluções como Misdreavus além da Chansey e Blissey.
Nessa parte a maioria dos seus treinadores ao não saber de Effort estraga seus Pokémon e eleva o seu nível até os 100, tornando o processo irreversível. A um Alakazam que é bom em STAK, por exemplo, matar qualquer Pokémon acaba gastando seus pontos em ATK, que é inútil pra ele e acaba sendo prejudicial, pois aumenta o dano que recebe quando está confuso enquanto poderia aumentar seu SATK.
Quaisquer Pokémon que sejam obtidos (exceto por trocas externas) começam com todas os Efforts iguais a zero. De qualquer forma, um Stat pode acumular até 255 pontos de Effort (os ganhos extras no atributo são ignorados sem contar no somatório) e até 510 pontos de Effort podem ser totalmente acumulados (o que significa que apenas dois Stats podem chegar ao seu limite sem contar Nature e IVs) Neste ponto, pode-se obter o Effort Ribbon, em Sunyshore Market. Outro jeito de saber se o treinamento já acabou é dar uma vitamina em um Stat que você não treinou (tente todos se não souber os que você treinou), se aceitar é que ainda não acabou o treinamento (se for fazer isso salve antes e depois desligue para evitar gastar efforts errado).
Para cada 4 pontos de Effort, uma unidade é adicionada ao Stat (veja fórmula de Stats) apenas a diferença EXATA é visível quando o Pokémon estiver no level 100 porém uma média APROXIMADA pode ser vista em outros leveis (portanto não se assuste se ao matar vários Pokémon de level baixo ao passar de level seu Pokémon aumenta de uma vez só naquele level vários pontos a mais que o normal). Logo, não vale a pena acumular mais que 252 pontos de Effort em um determinado Stat, pois na verdade você pode estar jogando até 3 pontos fora, que podem fazer diferença.
A única maneira de saber os Efforts do seu Pokémon é anotando os Pokémon mortos ou anotando os IVs antes de começar o treinamento e fazer o cálculo no level 100 com Efforts já cheios.
Box Trick é quando o Pokémon é depositado em um Box qualquer e ao ser retirado terá seus Stats recalculados mediante a efforts atuais a não ser que ele já esteja no nível 100, pois não é possível que se ganhe Efforts no nível 100.
Para entender direitinho como um Pokémon ganha Effort é só pensar como se fosse ganhar EXP (sem bônus de treinador com outro ID ou Lucky Egg), mas que não fosse dividida entre os Pokés, fosse copiada e depois sofrer os modificadores (Macho Brace ou Power itens e depois a presença ou ausência de Pokérus).
Cada modificador funciona apenas no Pokémon que é afetado, mesmo que outro sem ele participe da batalha não ganha o bônus do modificador.
Um Pokémon que esteja segurando o Macho Brace (ganho mostrando as 3 variações de formas de Burmy ao mesmo tempo para um moço em Pastoria) ganhará Effort em dobro Nas batalhas, o Pokémon fica com uma Speed pela metade, o que não implica em nenhum caso que o Pokémon não possa ganhar Effort em Speed enquanto carregar o item.
Parecido com Macho Brace, Power itens (Power Weight, Power Bracer, Power Belt, Power Anklet, Power Lens e Power Band) são itens que fazem você ganhar + 4 de Effort no atributo em questão (respectivamente: HP, ATK, DEF, SPD, SATK e SDEF) toda vez depois de ganhar Effort ao matar um Pokémon, mas cortam o SPD pela metade como Macho Brace. Cada um pode ser comprado por 16 BP no Battle Park.
O Pokérus é uma espécie de vírus bom que faz seu Pokémon ganhar o dobro de Effort sendo o último modificador a ser aplicado depois dos itens. Na primeira vez que pegar e for curar o Pokémon no Pokémon Center a recepcionista lhe informará sobre ele. Ele fica marcado no Status do Pokémon, entretanto ainda sim ele pode sofrer alterações de Status sem perder o Pokérus.
Esse vírus é pego com Pokémon selvagem já contaminado (chance de 1 em 21.845), basta o capturar ou o matar. Ao sair de batalhas com um Pokémon infectado no time as vezes o vírus se espalha para Pokémon próximos no time (estando uma posição acima ou abaixo, continuamente), mas o infectado não o perde. Ás 0:00 o Pokérus some dos Pokémon fora da Box e fica uma carinha contente, Pokémon com o ponto não podem pegar Pokérus nunca mais, porém o efeito do Pokérus CONTINUA, mas não é passável.
As vitaminas HP Up, Protein, Iron, Carbos, Calcium e Zinc dão 10 pontos de Effort aos Stats, respectivamente: HP, ATK, DEF, SPD, SATK e SDEF. Caso tal Stat tenha 100 ou mais de EV, nenhuma vitamina a mais fará efeito nele. Vitaminas ignoram os modificadores como Macho Brace, Pokérus, Power Belt, etc...
As Berries de 21 a 26 (Pomeg, Kelpsy, Qualot, Hondew, Grepa, Tamato) diminuem 10 pontos de Effort, respectivamente de: HP, Attack, Defense, Speed, Sp.Atk e Sp.Def. Se seu Pokémon tiver mais que 100 de Effort no atributo elas fazem apenas voltar a 100 nesse Stat. Vale salientar que isso é possível mesmo que seu Pokémon esteja no nível 100 e que não é possível ganhar Efforts no mesmo nível.
Estas Berries podem ser usadas várias vezes mesmo depois de ficar com 0 de Effort no atributo para garantir contra erros e elevar a felicidade do Pokémon.
Um exemplo bom pra entender isso: Toda vez que ao matar um Kricketune com um Mightyena com Power Anklet e tendo um Scyther com Exp Share no time, ambos com Pokérus o Mightyena ganha 4 de Effort no ATK e 8 no SPD, o Scyther ganha apenas 4 de Effort no ATK. Se ao invés de estar com Power Anklet ele estiver com Macho Brace o Mightyena ganha apenas 8 de Effort no ATK, os Efforts ganhos pelo Scyther não mudam.
Lista de Efforts por atributo
Aqui vai a lista de Effort que cada Pokémon dá separado por Stats
Pokemons que liberam EVs em HP
HP +1 = Caterpie, Nidoran(f), Slowpoke, Grimer, Ditto, Hoothoot, Chinchou, Igglybuff, Wooper, Dunsparce, Phanpy, Wurmple, Shroomish, Slakoth, Whismur, Makuhita, Azurill, Gulpin, Wailmer, Barboach, Castform, Wynaut, Snorunt, Spheal, Bidoof, Shellos, Drifloon, Happiny, Munchlax e Phione
HP +2 = Nidorina, Clefairy, Jigglypuff, Lickitung, Chansey, Kangaskhan, Lapras, Vaporeon, Snorlax, Noctowl, Lanturn, Marill, Quagsire, Wobbuffet, Shedinja, Loudred, Hariyama, Swalot, Wailord, Whiscash, Tropius, Glalie, Sealeo, Gastrodon, Drifblim e Skuntank
HP +3 = Nidoqueen, Clefable, Wigglytuff, Mew, Azumarill, Blissey, Celebi, Slaking, Exploud, Walrein, Jirachi, Lickilicky, Giratina, Manaphy, Shaymin e Arceus
Pokemons que liberam EVs em ATK
Attack +1 = Ekans, Nidoran(m), Paras, Mankey, Growlithe, Machop, Bellsprout, Farfetch’d, Doduo, Krabby, Goldeen, Scyther, Dratini, Totodile, Sentret, Spinarak, Snubbull, Qwilfish, Teddiursa, Swinub, Stantler, Tyrogue, Larvitar, Mudkip, Poochyena, Carvanha, Trapinch, Corphish, Anorith, Shuppet, Bagon, Turtwig, Shinx, Cranidos, Chatot, Gible, Riolu, Croagunk e Snover
Attack +2 = Arbok, Nidorino, Primeape, Arcanine, Machoke, Weepinbell, Dodrio, Kingler, Hitmonlee, Rhydon, Seaking, Pinsir, Gyarados, Flareon, Kabutops, Dragonair, Ariados, Granbull, Scizor, Heracross, Ursaring, Pupitar, Marshtomp, Mightyena, Nuzleaf, Breloom, Sharpedo, Zangoose, Solrock, Crawdaunt, Armaldo, Banette, Absol, Bibarel, Luxio, Rampardos, Honchkrow, Gabite, Toxicroak, Carnivine e Yanmega
Attack +3 = Nidoking, Machamp, Victreebel, Dragonite, Tyranitar, Blaziken, Swampert, Shiftry, Salamance, Groudon, Staraptor, Luxray, Garchomp, Rhyperior, Electivire, Mamoswine, Gallade e Regigigas
Pokemons que liberam EVs em DEF
Defense +1 = Squirtle, Sandshrew, Geodude, Shellder, Onix, Exeggcute, Cubone, Koffing, Rhyhorn, Tangela, Omanyte, Kabuto, Pineco, Gligar, Seedot, Nincada, Nosepass, Aron, Clamperl, Beldum, Kricketot, Shieldon ,Bronzor, Bonsly, Hippopotas e Skorupi
Defense +2 = Metapod, Kakuna, Sandslash, Graveller, Slowbro, Cloyster, Marowak, Weezing, Omastar, Sudowoodo,
Forretress, Steelix, Magcargo, Skarmory, Miltank, Silcoon, Cascoon, Pelliper, Lairon, Torkoal, Shelgon, Metang, Bastiodon, Hippowdon, Drapion, Tangrowth, Leafeon e Gliscor
Defense +3 = Poliwrath, Golem, Aggron, Torkoal, Metagross e Regirock
Pokemons que liberam EVs em SPD
Speed +1 = Charmander, Weedle, Pidgey, Rattata, Spearow, Vulpix, Zubat, Diglett, Meowth, Poliwag, Ponyta, Voltorb, Staryu, Magikarp, Cyndaquil, Pichu, Aipom, Murkrow, Sneasel, Delibird, Smeargle, Elekid, Magby, Treecko, Zigzagoon, Taillow, Wingull, Surskit, Skitty, Meditite, Electrike, Plusle, Minun, Volbeat, Illumise, Feebas, Luvdisc, Chimchar, Starly, Combee, Pachirisu, Buizel, Buneary, Glameow, Stunky e Finneon
Speed +2 = Pidgeotto, Raticate, Fearow, Pikachu, Golbat, Dugtrio, Persian, Poliwhirl, Rapidash, Electrode, Starmie, Electabuzz, Jolteon, Aerodactyl, Furret, Skiploom, Yanma, Grovyle, Linoone, Swellow, Vigoroth, Ninjask, Medicham, Manectric, Staravia, Floatzel, Ambipom, Lopunny, Purugly, Lumineon e Froslass
Speed +3 = Pidgeot, Raichu, Crobat, Jumpluff e Sceptile
Pokemons que liberam EVs em SATK
Sp. Attack +1 = Bulbasaur, Oddish, Psyduck, Abra, Magnemite, Gastly, Horsea, Porygon, Natu, Mareep, Sunkern, Slugma, Remoraid, Houndour, Smoochum, Torchic, Ralts, Roselia, Numel, Spinda, Cacnea, Piplup, Budew, Cherubi e Chingling
Sp. Attack +2 = Gloom, Golduck, Kadabra, Magneton, Haunter, Exeggutor, Jynx, Magmar, Flaaffy, Sunflora, Espeon, Girafarig, Houndoom, Porygon2, Kirlia, Lunatone, Gorebyss, Prinplup, Cherrim e Glaceon
Sp. Attack +3 = Charizard, Vileplume, Alakazam, Gengar, Zapdos, Moltres, Mewtwo, Typhlosion, Ampharos, Beautifly, Gardevoir, Latios, Kyogre, Empoleon, Roserade, Magnezone, Magmortar, Porygon-Z, Dialga, Palkia e Heatran
Pokemons que liberam EVs em SDEF
Sp. Defense +1 = Venonat, Tentacool, Seel, Drowzee, Eevee, Chikorita, Ledyba, Cleffa, Togepi, Hoppip, Lotad, Spoink, Swablu, Baltoy, Lileep, Kecleon, Duskull, Misdreavus, Burmy, Mime Jr e Mantyke
Sp. Defense +2 = Tentacruel, Dewgong, Hypno, Hitmonchan, Mr. Mime, Ledian, Togetic, Umbreon, Mantine, Hitmontop, Lombre, Grumpig, Altaria, Claydol, Cradily, Milotic e Wormadam
Sp. Defense +3 = Blastoise, Articuno, Bellossom, Politoed, Slowking, Lugia, Ho-oh, Dustox, Ludicolo, Regice, Latias e Cresselia
Pokémon que concedem Efforts mistos:
Ivysaur (1SATK, 1SDEF), Venusaur (2SATK, 1SDEF), Charmeleon (1SPD, 1SATK), Wartortle (1DEF, 1SDEF), Butterfee (2SATK, 1SDEF), Beedrill (2ATK, 1SDEF), Ninetales (1SPD, 1SDEF), Parasect (2ATK, 1DEF), Venomoth (1SPD, 1SATK), Muk (1HP, 1ATK), Seadra (1DEF, 1 SATK), Tauros (1ATK, 1SPD), Bayleef (1DEF, 1SDEF), Meganium (1DEF, 2SDEF), Quilava (1SPD, 1SATK), Croconaw (1DEF, 1ATK), Feraligatr (2ATK, 1DEF), Xatu (1SPD, 1SATK), Unown (1ATK, 1SATK), Shuckle (1DEF, 1SDEF), Piloswine (1HP, 1ATK), Corsola (1DEF, 1SDEF), Octilerry (1ATK, 1SATK), Kingdra (1ATK, 1SATK, 1SDEF), Donphan (1ATK, 1DEF), Raikou (2SPD, 1SATK), Entei (1HP, 2ATK), Suicune (1DEF, 2SDEF), Combusken (1ATK, 1SATK), Masquerain (1SATK, 1SDEF), Delcatty (1HP, 1SPD), Sableye (1ATK, 1DEF), Mawile (1ATK, 1DEF), Camerupt (1ATK, 1SATK), Vibrava (1ATK, 1SPD), Flygon (1ATK, 2SPD), Cacturne (1ATK, 1SATK), Seviper (1ATK, 1SATK), Dusclops (1DEF, 1SDEF), Chimecho (1SATK, 1SDEF), Huntail (1ATK, 1DEF), Relicanth (1HP, 1DEF), Registeel (2DEF, 1SDEF), Rayquaza (2ATK, 1SATK), Deoxys (1ATK, 1SPD, 1SATK), Torterra (2ATK, 1DEF), Monferno (1SPD, 1SATK), Infernape (1ATK, 1SPD, 1SATK), Mothim (1ATK, 1SATK), Vespiqueen (1DEF, 1SDEF), Mismagius (1SATK, 1SDEF), Bronzong (1DEF, 1SDEF), Spiritomb (1DEF, 1SDEF), Lucario (1ATK, 1SPD), Abomasnow (1ATK, 1SATK), Weavile (1ATK, 1SPD), Togekiss (2SATK, 1SDEF), Probopass (1DEF, 2SDEF), Dusknoir (1DEF, 2SDEF), Rotom (1SPD, 1SATK), Uxie (2DEF, 1SDEF), Mesprit (1ATK, 1SATK, 1SDEF), Azelf (2ATK, 1SATK) e Darkrai (1SPD, 2SATK)
Sempre presente, mas modificado em ADV, Efforts (também chamados de EV) são algo ganho junto com EXP.
Se treinar um mesmo Pokémon até o level 100 apenas com Rare Candies, desligar e treinar matando Pokémon notará que o segundo caso terá maiores Stats que o primeiro, isso é devido aos Efforts. Se for feito corretamente o segundo caso terá um total de 127 (com Nature neutra) de pontos de Stats a mais que o outro.
Cada um dos 6 stats possui seu próprio Effort Value. Ao derrotar um oponente, cada stat de todos os Pokés que participaram de uma luta (Exp. Share incluído) pode ganhar de zero a 3 pontos de Effort, dependendo do oponente. A quantidade NÃO é fracionada, logo se todos os Pokémon do time participarem de uma luta contra um Wigglytuff, todos eles ganharão 3 pontos de Effort em HP.
Cada espécie de Pokémon oponente dá uma certa quantidade de pontos de Effort geralmente seguindo seus Stats mais altos (podendo ser para vários atributos, mas a soma nunca pode ultrapassar 3 pontos) independente do level que estiver, apesar dos que tem 2 ou 3 estágios de evolução tem um somatório conforme o grau de evolução (Com 2 estágios nunca chega a 3) e lendários costumam também sempre somar 3. Alguns Pokémon dão Efforts diferente da geração ADV, são dos que ganharam evoluções como Misdreavus além da Chansey e Blissey.
Nessa parte a maioria dos seus treinadores ao não saber de Effort estraga seus Pokémon e eleva o seu nível até os 100, tornando o processo irreversível. A um Alakazam que é bom em STAK, por exemplo, matar qualquer Pokémon acaba gastando seus pontos em ATK, que é inútil pra ele e acaba sendo prejudicial, pois aumenta o dano que recebe quando está confuso enquanto poderia aumentar seu SATK.
Quaisquer Pokémon que sejam obtidos (exceto por trocas externas) começam com todas os Efforts iguais a zero. De qualquer forma, um Stat pode acumular até 255 pontos de Effort (os ganhos extras no atributo são ignorados sem contar no somatório) e até 510 pontos de Effort podem ser totalmente acumulados (o que significa que apenas dois Stats podem chegar ao seu limite sem contar Nature e IVs) Neste ponto, pode-se obter o Effort Ribbon, em Sunyshore Market. Outro jeito de saber se o treinamento já acabou é dar uma vitamina em um Stat que você não treinou (tente todos se não souber os que você treinou), se aceitar é que ainda não acabou o treinamento (se for fazer isso salve antes e depois desligue para evitar gastar efforts errado).
Para cada 4 pontos de Effort, uma unidade é adicionada ao Stat (veja fórmula de Stats) apenas a diferença EXATA é visível quando o Pokémon estiver no level 100 porém uma média APROXIMADA pode ser vista em outros leveis (portanto não se assuste se ao matar vários Pokémon de level baixo ao passar de level seu Pokémon aumenta de uma vez só naquele level vários pontos a mais que o normal). Logo, não vale a pena acumular mais que 252 pontos de Effort em um determinado Stat, pois na verdade você pode estar jogando até 3 pontos fora, que podem fazer diferença.
A única maneira de saber os Efforts do seu Pokémon é anotando os Pokémon mortos ou anotando os IVs antes de começar o treinamento e fazer o cálculo no level 100 com Efforts já cheios.
Box Trick é quando o Pokémon é depositado em um Box qualquer e ao ser retirado terá seus Stats recalculados mediante a efforts atuais a não ser que ele já esteja no nível 100, pois não é possível que se ganhe Efforts no nível 100.
Para entender direitinho como um Pokémon ganha Effort é só pensar como se fosse ganhar EXP (sem bônus de treinador com outro ID ou Lucky Egg), mas que não fosse dividida entre os Pokés, fosse copiada e depois sofrer os modificadores (Macho Brace ou Power itens e depois a presença ou ausência de Pokérus).
Cada modificador funciona apenas no Pokémon que é afetado, mesmo que outro sem ele participe da batalha não ganha o bônus do modificador.
Um Pokémon que esteja segurando o Macho Brace (ganho mostrando as 3 variações de formas de Burmy ao mesmo tempo para um moço em Pastoria) ganhará Effort em dobro Nas batalhas, o Pokémon fica com uma Speed pela metade, o que não implica em nenhum caso que o Pokémon não possa ganhar Effort em Speed enquanto carregar o item.
Parecido com Macho Brace, Power itens (Power Weight, Power Bracer, Power Belt, Power Anklet, Power Lens e Power Band) são itens que fazem você ganhar + 4 de Effort no atributo em questão (respectivamente: HP, ATK, DEF, SPD, SATK e SDEF) toda vez depois de ganhar Effort ao matar um Pokémon, mas cortam o SPD pela metade como Macho Brace. Cada um pode ser comprado por 16 BP no Battle Park.
O Pokérus é uma espécie de vírus bom que faz seu Pokémon ganhar o dobro de Effort sendo o último modificador a ser aplicado depois dos itens. Na primeira vez que pegar e for curar o Pokémon no Pokémon Center a recepcionista lhe informará sobre ele. Ele fica marcado no Status do Pokémon, entretanto ainda sim ele pode sofrer alterações de Status sem perder o Pokérus.
Esse vírus é pego com Pokémon selvagem já contaminado (chance de 1 em 21.845), basta o capturar ou o matar. Ao sair de batalhas com um Pokémon infectado no time as vezes o vírus se espalha para Pokémon próximos no time (estando uma posição acima ou abaixo, continuamente), mas o infectado não o perde. Ás 0:00 o Pokérus some dos Pokémon fora da Box e fica uma carinha contente, Pokémon com o ponto não podem pegar Pokérus nunca mais, porém o efeito do Pokérus CONTINUA, mas não é passável.
As vitaminas HP Up, Protein, Iron, Carbos, Calcium e Zinc dão 10 pontos de Effort aos Stats, respectivamente: HP, ATK, DEF, SPD, SATK e SDEF. Caso tal Stat tenha 100 ou mais de EV, nenhuma vitamina a mais fará efeito nele. Vitaminas ignoram os modificadores como Macho Brace, Pokérus, Power Belt, etc...
As Berries de 21 a 26 (Pomeg, Kelpsy, Qualot, Hondew, Grepa, Tamato) diminuem 10 pontos de Effort, respectivamente de: HP, Attack, Defense, Speed, Sp.Atk e Sp.Def. Se seu Pokémon tiver mais que 100 de Effort no atributo elas fazem apenas voltar a 100 nesse Stat. Vale salientar que isso é possível mesmo que seu Pokémon esteja no nível 100 e que não é possível ganhar Efforts no mesmo nível.
Estas Berries podem ser usadas várias vezes mesmo depois de ficar com 0 de Effort no atributo para garantir contra erros e elevar a felicidade do Pokémon.
Um exemplo bom pra entender isso: Toda vez que ao matar um Kricketune com um Mightyena com Power Anklet e tendo um Scyther com Exp Share no time, ambos com Pokérus o Mightyena ganha 4 de Effort no ATK e 8 no SPD, o Scyther ganha apenas 4 de Effort no ATK. Se ao invés de estar com Power Anklet ele estiver com Macho Brace o Mightyena ganha apenas 8 de Effort no ATK, os Efforts ganhos pelo Scyther não mudam.
Lista de Efforts por atributo
Aqui vai a lista de Effort que cada Pokémon dá separado por Stats
Pokemons que liberam EVs em HP
HP +1 = Caterpie, Nidoran(f), Slowpoke, Grimer, Ditto, Hoothoot, Chinchou, Igglybuff, Wooper, Dunsparce, Phanpy, Wurmple, Shroomish, Slakoth, Whismur, Makuhita, Azurill, Gulpin, Wailmer, Barboach, Castform, Wynaut, Snorunt, Spheal, Bidoof, Shellos, Drifloon, Happiny, Munchlax e Phione
HP +2 = Nidorina, Clefairy, Jigglypuff, Lickitung, Chansey, Kangaskhan, Lapras, Vaporeon, Snorlax, Noctowl, Lanturn, Marill, Quagsire, Wobbuffet, Shedinja, Loudred, Hariyama, Swalot, Wailord, Whiscash, Tropius, Glalie, Sealeo, Gastrodon, Drifblim e Skuntank
HP +3 = Nidoqueen, Clefable, Wigglytuff, Mew, Azumarill, Blissey, Celebi, Slaking, Exploud, Walrein, Jirachi, Lickilicky, Giratina, Manaphy, Shaymin e Arceus
Pokemons que liberam EVs em ATK
Attack +1 = Ekans, Nidoran(m), Paras, Mankey, Growlithe, Machop, Bellsprout, Farfetch’d, Doduo, Krabby, Goldeen, Scyther, Dratini, Totodile, Sentret, Spinarak, Snubbull, Qwilfish, Teddiursa, Swinub, Stantler, Tyrogue, Larvitar, Mudkip, Poochyena, Carvanha, Trapinch, Corphish, Anorith, Shuppet, Bagon, Turtwig, Shinx, Cranidos, Chatot, Gible, Riolu, Croagunk e Snover
Attack +2 = Arbok, Nidorino, Primeape, Arcanine, Machoke, Weepinbell, Dodrio, Kingler, Hitmonlee, Rhydon, Seaking, Pinsir, Gyarados, Flareon, Kabutops, Dragonair, Ariados, Granbull, Scizor, Heracross, Ursaring, Pupitar, Marshtomp, Mightyena, Nuzleaf, Breloom, Sharpedo, Zangoose, Solrock, Crawdaunt, Armaldo, Banette, Absol, Bibarel, Luxio, Rampardos, Honchkrow, Gabite, Toxicroak, Carnivine e Yanmega
Attack +3 = Nidoking, Machamp, Victreebel, Dragonite, Tyranitar, Blaziken, Swampert, Shiftry, Salamance, Groudon, Staraptor, Luxray, Garchomp, Rhyperior, Electivire, Mamoswine, Gallade e Regigigas
Pokemons que liberam EVs em DEF
Defense +1 = Squirtle, Sandshrew, Geodude, Shellder, Onix, Exeggcute, Cubone, Koffing, Rhyhorn, Tangela, Omanyte, Kabuto, Pineco, Gligar, Seedot, Nincada, Nosepass, Aron, Clamperl, Beldum, Kricketot, Shieldon ,Bronzor, Bonsly, Hippopotas e Skorupi
Defense +2 = Metapod, Kakuna, Sandslash, Graveller, Slowbro, Cloyster, Marowak, Weezing, Omastar, Sudowoodo,
Forretress, Steelix, Magcargo, Skarmory, Miltank, Silcoon, Cascoon, Pelliper, Lairon, Torkoal, Shelgon, Metang, Bastiodon, Hippowdon, Drapion, Tangrowth, Leafeon e Gliscor
Defense +3 = Poliwrath, Golem, Aggron, Torkoal, Metagross e Regirock
Pokemons que liberam EVs em SPD
Speed +1 = Charmander, Weedle, Pidgey, Rattata, Spearow, Vulpix, Zubat, Diglett, Meowth, Poliwag, Ponyta, Voltorb, Staryu, Magikarp, Cyndaquil, Pichu, Aipom, Murkrow, Sneasel, Delibird, Smeargle, Elekid, Magby, Treecko, Zigzagoon, Taillow, Wingull, Surskit, Skitty, Meditite, Electrike, Plusle, Minun, Volbeat, Illumise, Feebas, Luvdisc, Chimchar, Starly, Combee, Pachirisu, Buizel, Buneary, Glameow, Stunky e Finneon
Speed +2 = Pidgeotto, Raticate, Fearow, Pikachu, Golbat, Dugtrio, Persian, Poliwhirl, Rapidash, Electrode, Starmie, Electabuzz, Jolteon, Aerodactyl, Furret, Skiploom, Yanma, Grovyle, Linoone, Swellow, Vigoroth, Ninjask, Medicham, Manectric, Staravia, Floatzel, Ambipom, Lopunny, Purugly, Lumineon e Froslass
Speed +3 = Pidgeot, Raichu, Crobat, Jumpluff e Sceptile
Pokemons que liberam EVs em SATK
Sp. Attack +1 = Bulbasaur, Oddish, Psyduck, Abra, Magnemite, Gastly, Horsea, Porygon, Natu, Mareep, Sunkern, Slugma, Remoraid, Houndour, Smoochum, Torchic, Ralts, Roselia, Numel, Spinda, Cacnea, Piplup, Budew, Cherubi e Chingling
Sp. Attack +2 = Gloom, Golduck, Kadabra, Magneton, Haunter, Exeggutor, Jynx, Magmar, Flaaffy, Sunflora, Espeon, Girafarig, Houndoom, Porygon2, Kirlia, Lunatone, Gorebyss, Prinplup, Cherrim e Glaceon
Sp. Attack +3 = Charizard, Vileplume, Alakazam, Gengar, Zapdos, Moltres, Mewtwo, Typhlosion, Ampharos, Beautifly, Gardevoir, Latios, Kyogre, Empoleon, Roserade, Magnezone, Magmortar, Porygon-Z, Dialga, Palkia e Heatran
Pokemons que liberam EVs em SDEF
Sp. Defense +1 = Venonat, Tentacool, Seel, Drowzee, Eevee, Chikorita, Ledyba, Cleffa, Togepi, Hoppip, Lotad, Spoink, Swablu, Baltoy, Lileep, Kecleon, Duskull, Misdreavus, Burmy, Mime Jr e Mantyke
Sp. Defense +2 = Tentacruel, Dewgong, Hypno, Hitmonchan, Mr. Mime, Ledian, Togetic, Umbreon, Mantine, Hitmontop, Lombre, Grumpig, Altaria, Claydol, Cradily, Milotic e Wormadam
Sp. Defense +3 = Blastoise, Articuno, Bellossom, Politoed, Slowking, Lugia, Ho-oh, Dustox, Ludicolo, Regice, Latias e Cresselia
Pokémon que concedem Efforts mistos:
Ivysaur (1SATK, 1SDEF), Venusaur (2SATK, 1SDEF), Charmeleon (1SPD, 1SATK), Wartortle (1DEF, 1SDEF), Butterfee (2SATK, 1SDEF), Beedrill (2ATK, 1SDEF), Ninetales (1SPD, 1SDEF), Parasect (2ATK, 1DEF), Venomoth (1SPD, 1SATK), Muk (1HP, 1ATK), Seadra (1DEF, 1 SATK), Tauros (1ATK, 1SPD), Bayleef (1DEF, 1SDEF), Meganium (1DEF, 2SDEF), Quilava (1SPD, 1SATK), Croconaw (1DEF, 1ATK), Feraligatr (2ATK, 1DEF), Xatu (1SPD, 1SATK), Unown (1ATK, 1SATK), Shuckle (1DEF, 1SDEF), Piloswine (1HP, 1ATK), Corsola (1DEF, 1SDEF), Octilerry (1ATK, 1SATK), Kingdra (1ATK, 1SATK, 1SDEF), Donphan (1ATK, 1DEF), Raikou (2SPD, 1SATK), Entei (1HP, 2ATK), Suicune (1DEF, 2SDEF), Combusken (1ATK, 1SATK), Masquerain (1SATK, 1SDEF), Delcatty (1HP, 1SPD), Sableye (1ATK, 1DEF), Mawile (1ATK, 1DEF), Camerupt (1ATK, 1SATK), Vibrava (1ATK, 1SPD), Flygon (1ATK, 2SPD), Cacturne (1ATK, 1SATK), Seviper (1ATK, 1SATK), Dusclops (1DEF, 1SDEF), Chimecho (1SATK, 1SDEF), Huntail (1ATK, 1DEF), Relicanth (1HP, 1DEF), Registeel (2DEF, 1SDEF), Rayquaza (2ATK, 1SATK), Deoxys (1ATK, 1SPD, 1SATK), Torterra (2ATK, 1DEF), Monferno (1SPD, 1SATK), Infernape (1ATK, 1SPD, 1SATK), Mothim (1ATK, 1SATK), Vespiqueen (1DEF, 1SDEF), Mismagius (1SATK, 1SDEF), Bronzong (1DEF, 1SDEF), Spiritomb (1DEF, 1SDEF), Lucario (1ATK, 1SPD), Abomasnow (1ATK, 1SATK), Weavile (1ATK, 1SPD), Togekiss (2SATK, 1SDEF), Probopass (1DEF, 2SDEF), Dusknoir (1DEF, 2SDEF), Rotom (1SPD, 1SATK), Uxie (2DEF, 1SDEF), Mesprit (1ATK, 1SATK, 1SDEF), Azelf (2ATK, 1SATK) e Darkrai (1SPD, 2SATK)