Emular é nostalgia

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

É com prazer que anuncio a possibilidade de integrar o facebook ao forum. Estamos sempre buscando formas de melhorar o site. Administração

    Construindo uma boa equipe

    Fred
    Fred
    Admin
    Admin


    Mensagens : 1842
    Data de inscrição : 09/10/2009
    Idade : 41
    Localização : Contagem - MG - Brasil

    Ficha do personagem
    RPG: 20

    Construindo uma boa equipe Empty Construindo uma boa equipe

    Mensagem por Fred Sáb Jan 09, 2010 9:59 pm

    Construa uma boa equipe

    Este tutorial aqui é para te ajudar a auto-analizar seu time, corrigir falhas óbvias e depois colocá-lo para avaliação no nosso fórum, por exemplo. Isso vai te ajudar a crescer como treinador!

    1 - OS SEIS POKÉMONS!

    Existem alguns tipos de metagame. O mais comum é que se jogue em 6x6 (seis pokémons seus contra seis do seu oponente), mas hoje em dia vemos vários outros tipos de jogos como 3x3, e as famosas batalhas em dupla.

    Como abranger todos os assuntos seria um tutorial muito amplo, vou trabalhar mais no metagame mais comum, o 6x6, e dar uma leve pincelada nos demais.

    Para início, é necessário que você tenha uma formação básica no seu time. Geralmente, se usa assim:

    - Physical Sweeper
    - Special Sweeper
    - Physical Staller
    - Special Staller
    - Sweeper Mixed
    - Cleric ou Tank ou outro [alguma coisa] Staller
    informações sobre essas nomenclaturas no tutorial de nomes

    Uma regra legal é economizar funções. Por exemplo, uma Blissey funciona como Cleric e Special Staller, logo, com ela em time, no último slot você abre espaço para um Tank legal, como Suicune.

    2 - OS SWEEPERS

    Os Sweepers tem a função básica de bater. É isso, eles devem bater e bater, claro, bombando quando possível. Nessa classe há subdivisões, como o conhecido Gyarados Taunt Dancer que é um sweeper (tem ataque alto, aprende Dragon Dance, possui ataques físicos fortes), e pode usar Taunt depois de Dragon Dance com muita classe.

    Os Calm Minders são os sweepers baseados em special mais fortes do jogo (claro, Tail Glow seria de se pensar, não fosse só ser aprendido pela abelha e Smeargle), e como exemplar dessa linha, temos Alakazam, Gardevoir (que tem defesas maiores, o que garante mais turnos viva), Espeon, Raikou (lendário com Calm Mind... cheap, mas é).

    Já o Mixed sweeper tem que ser algum bixim estranho: diga-se, como Arcanine - tem ataque alto, o que dá um bom physical sweeper, mas é do tipo fogo e tem especial razoável, o que dá STAB para um ataque fogo bem colocado.

    Exemplos:

    Gyarados @Leftovers
    Taunt | Dragon dance | HP Flying | Earthquake
    - physical sweeper taunt dancer

    Espeon @Leftovers/... Berry
    Substitute | Calm Mind | Baton Pass | Psychic
    - special sweeper baton passer

    Detalhe no Espeon: ele é special sweeper muito forte, exceto contra T-Tares e outros noturnos, mas aí é Baton Pass na mira, que garante força para um outro pokémon do time.

    Arcanine @Leftovers
    Howl | Overheat | Extremespeed | HP Fighting ou Ghost
    - mixed sweeper

    É IMPORTANTE NÃO ESQUECER DE COLOCAR EV's EM ATK/SATK E SPD (excessões existem)

    4 - A BASE

    Sempre é bom ter algum pokémon que te ajude nos momentos mais difíceis, podendo segurar bastante golpes e bater com eficiência. O exemplo clássico disso é Suicune, que com suas defesas privilegiadas pode conter grande parte dos ataques, e com Calm Mind, é capaz de aumentar sua SDEF e seu SATK, para bater pesado.

    Usar um cleric no último slot também é legal, mas não baseando-se na famosa estratégia "Rest Beller", porque em Advance ela está bem desgastada com os Spikes x3, e os Skill Swaps de Hypnos e Banettes. A utilidade dos clerics se resume em travar os times que venham querendo te envenenar, paralizar, etc e tal.

    É legal também que se tenha um Rapid Spinner no time, principalmente no Netbattle, onde a frequência de Spikers é ampla, isso sem falar nos Leech Seeds de Ludicolos matadores.

    Exemplos:

    Suicune @Leftovers
    Surf | Rest | HP Grass | Calm Mind
    - tank

    Blissey @Leftovers
    Aromatherapy | Softboiled | Seismic Toss | T-Wave
    - special staller e cleric (economiza funções)

    Claydol @Leftovers
    Earthquake | Rapid Spin | Cosmic Powder | Ancientpowder
    - spinner

    5 - 3x3

    Em batalhas mais curtas, de 3x3, é importante considerar que a força é o que vale. O oponente vai vir, basicamente com 2 sweepers e 1 tank, ou 3 sweepers pesados e ágeis, de preferência. Para rebater com stallers, você fica na desvantagem, uma vez que você resistirá � golpes, mas não poderá atacar com tanta eficiência.

    A estratégia básica de 3x3 é bater para apanhar. Deve-se colocar pokémons com ataques altos, speeds no mínimo razoáveis, e defesas modestas. É importante que na distribuição de IV's coloque um pouco nas defesas/hp para que ele não morra tão facilmente.

    Um exemplo clássico é o Salamence physical sweeper, que possui inúmeras vantagens: é do tipo voador, logo leva STAB. Aprende Dragon Dance, tornando-o ágil e mais forte do que já é com seus 404 de ATK. Possui defesas modestas, e HP na mesma condição, não fazendo com que qualquer ataque mate-o. Apesar que, quando digo qualquer ataque, não incluo ataques gelo, porque estes sim, qualquer um mata ele.

    No caso de Tyranitar a coisa também se intensifica. Ele tem Sandstorm natural, o que já prejudica oponentes não terra e Skarmory (digo não terra, porque metais e pedras já vão sofrer com seu Earthquake Dragon Danceado). Além do ATK 404, ele aprende também o Dragon Dance, e tem ataques rocha com STAB também.

    6 - 2x2

    As batalhas em dupla são as mais complicadas. Isso porque a vitória depende do dobro de fatores: seus dois pokémons devem estar sincronizados, e em vantagem contra os dois do oponente também. Como ficaria muito difícil falar deste estilo de batalha, vou dar apenas algumas dicas para você conciliar com seus pokémons:

    a. Como Surf atinge � todos que estão em campo, menos o usuário, se o seu segundo pokémon tiver Water Absorb, ele recuperará ao invés de levar o dano.
    b. Usar Thunder no seu pokémon com Volt Absorb pode te ajudar também.
    c. É importante concilar os ataques: se for usar Earthquake, de forma alguma tenha um segundo pokémon fraco, ou até pior, quadruplamente fraco ao ataque. Caso tenha, Protect.
    d. Skill Swap pode ser uma boa para tirar ablities ruins, como o Tuant do Slakin, e ainda por cima passá-la pro oponente.
    e. Não há necessidade, em batalhas em dupla, de bombar com os dois pokémons, em alguns casos. Por exemplo, Suicune + Clefable. Um pode usar o Calm Mind, enquanto o outro ataca e recupera. Depois, Psych Up resolve tudo. Tem que se usar a cabeça!
    f. Swagger pode ser uma boa para você usar no seu pokémon que possui a Berry de cura de confusão, ou até mesmo no oponente. Se possível, Psych Up ajuda!
    g. Rhydon tem uma abilitie interessante: ataques elétricos só atingem o pedregulho. Assim, combiná-lo com um pokémon voador/aquático é uma boa!
    h. Lembrar sempre de Plusle, Minun, e da dupla de abelhas. Apesar de aparentemente fracos, juntos esses pokémons podem ficar interessantes!

    7 - Finalizações

    Sempre esteja atento ao jogo adversário, e principalmente, na hora de montar o time, DIVERSIFIQUE OS TIPOS DE POKÉMONS E DE ATAQUES. Não há cabimento se ver ainda movesets de Charizards com Ember, Flamethrower, Fire Blast e Fire Punch.

    Hidden Power está aí para ser usado. Cubra defeitos com ele.

    Veja se sua equipe está muito fraca contra um tipo de pokémon em especial, e caso sim, veja trocas para se fazer, para melhorá-la. E o mais importante e tudo: teste. Lute, lute, e lute. É lutando que se vê os erros!

      Data/hora atual: Qua maio 08, 2024 3:42 pm