Abilitys
AIR LOCK
Nenhum Pokémon na arena recebe bônus ou penalidades pelo clima (Thunder não ganha 100% de acerto durante o Rain Dance, nem golpes de fogo causam 50% a mais de dano durante o Sunny Day). Abilities que se beneficiam do clima também deixam de funcionar.
Pokémon: Rayquaza.
ARENA TRAP
O oponente não pode fugir da batalha e nem ser trocado; Pokémons Voadores ou com a Ability Levitate não são afetados por esta Ability.
Pokémon: Diglett, Dugtrio, Trapinch.
BATTLE ARMOR
Os golpes do oponente quase nunca causam Critical Hit. Para Scope Lens, Focus Energy, as chances de causar Critical são mínimas, mas ainda existentes.
Pokémon: Anorith, Armaldo, Kabuto, Kabutops.
BLAZE
Com a energia abaixo de 1/3, golpes tipo Fogo recebem STAB duplo (50% de dano além do STAB normal). Se o HP subir novamente acima disso, o dano volta ao normal.
Pokémon: Charmander, Charmeleon, Charizard, Cyndaquil, Quilava, Typhlosion, Torchic, Combusken, Blaziken.
CHLOROPHYLL
O SPD do usuário dobra durante o Sunny Day. Quando o efeito acabar, a SPD volta ao normal.
Pokémon: Oddish, Gloom, Vileplume, Bellsprout, Weepinbell, Victreebel, Exeggcute, Exeggutor, Tangela, Bellossom, Hoppip, Skiploom, Jumpluff, Sunkern, Sunflora, Tropius, Seedot, Nuzleaf, Shiftry.
CLEAR BODY
Golpes que reduzem os status do usuário (Sand Attack, Screech, etc.) não surtem efeito; para os golpes que causem dano + redução (Crush Claw, Mist Ball, etc), a redução nunca funciona. Redução auto-induzida (Superpower, Overheat, etc) ainda funcionam.
Pokémon: Tentacool, Tentacruel, Beldum, Metang, Metagross, Regirock, Regice, Registeel.
CLOUD NINE
Nenhum pokémon na arena recebe bônus ou penalidades pelo clima (Thunder não ganha 100% de acerto durante o Rain Dance). Abilities que se beneficiam do clima também deixam de funcionar.
Pokémon: Psyduck e Golduck.
COLOR CHANGE
Muda o tipo do seu pokémon pelo tipo do último ataque que o atingiu (Terrestre se for atingido por um Earthquake, por exemplo).
Pokémon: Kecleon.
COMPOUNDEYES
A pontaria dos golpes do usuário sobe 30%.
Pokémon: Butterfree, Venonat, Nincada.
CUTE CHARM
Se um golpe atingi-lo diretamente, há 30% de chance do oponente ficar Infatuated (atraído) pelo seu pokémon e possivelmente não atacar na próxima rodada.
Pokémon: Cleffa, Clefairy, Clefable, Igglybuff, Jigglypuff, Wigglytuff, Skitty, Delcatty.
DAMP
Nenhum dos pokémon na arena (aliados ou oponentes) pode usar Explosion ou Self-Destruct.
Pokémon: Psyduck, Golduck, Poliwag, Poliwhirl, Poliwrath, Politoed, Wooper, Quagsire.
DRIZZLE
Assim que entrar na arena causa Rain Dance por tempo indeterminado. O clima só se altera caso outras Abilities ou golpes de alteração de clima sejam ativados, mesmo que o usuário saia da arena.
Pokémon: Kyogre.
DROUGHT
Assim que entrar na arena causa Sunny Day por tempo indeterminado. O clima só se altera caso outras Abilities ou golpes de alteração de clima sejam ativados, mesmo que o usuário saia da arena.
Pokémon: Groudon.
EARLY BIRD
A alteração Sleep dura metade do tempo convencional; Válido também para sono auto-induzido (ao usar Rest, o usuário dormirá apenas um turno).
Pokémon: Doduo, Dodrio, Kangaskhan, Ledyba, Ledian, Natu, Xatu, Girafarig, Houndour, Houndoom, Seedot, Nuzleaf, Shiftry.
EFFECT SPORE
Se um golpe atingir o usuário deiretamente, há 10% de chance do oponente ficar Paralizado(Paralyzed), Envenenado(Poisoned) ou Dormindo (Sleep).
Pokémon: Paras, Parasect, Shroomish, Breloom.
FLAME BODY
Se um golpe atingir o usuário diretamente, há 30% de chance do oponente ficar Queimando (Burned).
Pokémon: Magmar, Magby, Slugma, Magcargo.
FLASH FIRE
Ativado quando o usuário for atingido por golpes do tipo Fogo; Depois de ativado, tais golpes do tipo Fogo do usuário causam % a mais de dano, além de não sofrer mais nenhum dano por golpes do tipo Fogo.
Pokémon: Vulpix, Ninetales, Flareon, Growlithe, Arcanine, Ponyta, Rapidash, Houndour, Houndoom.
FORECAST
Dependendo do clima, o tipo e o formato do usuário muda (Sunny Day = Fogo, Rain Dance = Água e Hail = Gelo). Se o efeito climático cessar, o tipo do usuário volta ao normal..
Pokémon: Castform.
GUTS
O ATK sobe 50% quando afetado por alguma alteração de status (Poison, Paralyze, Brun). Se o efeito for anulado, o ATK volta ao normal.
Pokémon: Rattata, Raticate, Ursaring, Tyrogue, Larvitar, Taillow, Swellow, Makuhita, Hariyama, Machop, Machoke, Machamp e Heracross.
HUGE POWER
O poder dos golpes físicos (ATK) é dobrado. Se o oponente roubar esta Ability, o poder do usuário volta ao normal. Se utilizado por outro Pokémon por meio de Trance, Skill Swap ou Role Play, o poder dos golpes sobe apenas 50%.
Pokémon: Azurill, Marill e Azumarill.
HUSTLE
O dano dos ataques do usuário é 50% maior, mas a pontaria cai em 20%.
Pokémon: Togepi, Togetic, Remoraid, Corsola, Delibird.
HYPER CUTTER
Golpes do oponente que reduzem o ATK do usuário (Growl, Charm, etc..) não surtem efeito; Para golpes que causam dano + redução (Aurora Beam), a redução nunca funciona. Reduzão auto-induzida (Superpower, etc) ainda continua funcionando.
Pokémon: Krabby, Kingler, Gligar, Mawile, Pinsir, Trapinch, Corphish, Crawdaunt.
ILLUMINATE
Se o pokémon estiver liderando o grupo, há duas vezes mais chances de encontrar batalhas aleatórias.
Pokémon: Volbeat, Staryu, Starmie, Chinchou, Lanturn.
IMMUNITY
O usuário não pode ser afetado pelo status Poison. Se algum golpe causar dano + Poison, a alteração jamais funcionará.
Pokémon: Zangoose, Snorlax.
INNER FOCUS
O usuário não é afetado por Flinch (Amedrontado).
Pokémon: Dragonite, Farfetch’d, Sneasel, Abra, Kadabra, Alakazam, Zubat, Golbat, Crobat, Girafarig, Snorunt,
Glalie.
INSOMNIA
Não pode ser afetado pelo status Sleep; Válido também para Sleep induzido (Rest não vai funcionar).
Pokémon: Shuppet, Banette, Drowzee, Hypno, Murkrow, Hoothoot, Noctowl, Spinarak, Ariados.
INTIMIDATE
Cada vez que o usuário entrar na arena, reduz 25% o ataque físico (ATK) do oponente. Se você usar um Pokémon com Intimidate e, logo em seguida, trocar por outro também com essa Ability, os efeitos serão cumulativos.
Pokémon: Ekans, Arbok, Growlithe, Arcanine, Tauros, Snubbull, Granbull, Stantler, Hitmontop, Mightyena, Masquerain, Gyarados, Mawile, Salamence.
KEEN EYE
Golpes do oponente que reduzam a pontaria do usuário (Sand Attack, etc) não surtem efeito; para golpes que causam dano + redução (Muddy Water, etc), a redução nunca funciona.
Pokémon: Piddgey, Pidgeotto, Pidgeot, Spearow, Fearow, Hitmonchan, Wingull, Pelipper, Sableye, Farfetch’d, Sneasel, Sentret, Furret, Hoothoot, Noctowl, Yanma, Skarmory.
LEVITATE
Golpes do tipo Terrestre não causam dano.
Pokémon: Misdreavus, Unown, Baltoy, Claydol, Koffing, Weezing, Vibrava, Flygon, Solrock, Lunatone, Duskull, Chimecho, Latias, Latios.
LIGHTNINGROD
Em batalhas de duplas, os ataques elétricos dos oponentes atingem apenas o usuário.
Pokémon: Cubone, Marowak, Rhyhorn, Rhydon, Electrike e Manetric.
LIMBER
O usuário não pode ser afetado pelo estado Paralisado (Paralyze). Se algum golpe causar dano + Paralize, a alteração jamais funcionará.
Pokémon: Persian, Hitmonlee e Dittoic.
LIQUID OOZE
Se o oponente atingir o usuário com um ataque que roube HP (Giga Drain, Leech Life, Dream Eater), o oponente per HP na mesma quantidade que seria roubada.
Pokémon: Tentacool, Tentacruel, Gulpin, Swalot.
MAGMA ARMOR
O usuário não pode ser Congelado (Frozen).
Pokémon: Slugma, Magcargo, Camerupt.
MAGNET PULL
Oponentes do tipo Metálico (Steel) não podem fugir da batalha nem serem trocados enquanto o usuário estiver na arena.
Pokémon: Nosepass, Magnemite e Magneton.
MARVEL SCALE
A DEF sobe 50% quando afetado por alguma alteração de status (Poison, Paralyze, Burn). Se o efeito for anulado, a DEF volta ao normal.
Pokémon: Milotic.
MINUS
O ataque especial (SATK) do usuário sobe 50% ao lutar em dupla com um Pokémon com a Ability Plus.
Pokémon: Minun.
NATURAL CURE
Se o usuário for trocado em combate, qualquer alteração de estado (Poison, Paralyze, Burn, Sleep ou Freeze) será recuperada.
Pokémon: Roselia, Swablu, Altaria, Staryu, Starmie, Corsola, Celebi, Chansey, Blissey.
OBLIVIOUS
O usuário não pode ser afetado por Attract. Caso o oponente tenha a Ablity Cute Charm, ela nunca funcionará.
Pokémon: Numel, Barboach, Whiscash, Illumise, Wailmer, Wailord, Camerupt, Slowpoke, Slowbro, Slowking, Lickitung, Smoochum, Jynx, Swinub, Piloswine.
OVERGROW
Com a energia abaixo de 1/3, golpes do tipo Planta, recebem STAB duplo (50% de dano além do STAB normal). Se o HP subir novamente para acima disso, o dano volta ao normal.
Pokémon: Bulbasaur, Ivysaur, Venusaur, Chikorita, Bayleef, Meganium, Treecko, Grovyle, Sceptile.
OWN TEMPO
O usuário não pode ser afetado pelo Status Confusion. Se algum golpe causar dano + Confusion, a alteração jamais funcionará.
Pokémon: Slowpoke, Slowbro, Slowking, Lickitung, Smeargle, Spoink, Grumpig, Spinda.
PICK UP
Há uma chance do usuário encontrar algum item aleatório depois de vencer uma batalha. Funciona somente se o pokémon não estiver equipado com nenhum outro item.
Pokémon: Meowth, Teddiursa, Zigzagoon, Phanpy, Linoone, Aipom.
PLUS
O ataque especial (SATK) do usuário sobe 50% ao lutar em dupla com um Pokémon com a Ability Minus.
Pokémon: Plusle.
POISON POINT
Se o golpe atingir diretamente o usuário, há 30% de chances do oponente ficar Envenenado (Poison).
Pokémon: Roselia, Seadra, Nidoran(f), Nidorina, Nidoqueen, Nidoran (m), Nidorino, Nidoking, Qwilfish.
PRESSURE
Se um golpe de dano ou de efeito atingir o usuário, o oponente perderá 2 PPs em vez de apenas 1 PP.
Pokémon: Aerodactyl, Articuno, Zapdos, Moltres, Mewtwo, Raikou, Entei, Suicune, Lugia, Ho-Oh, Dusclops, Absol, Deoxys.
PURE POWER
O poder dos golpes físicos (ATK) é dobrado. Se o oponente roubar esta Ability, o poder do usuário volta ao normal. Se utilizado por outro Pokémon por meio de Trance, Skill Swap ou Role Play, o poder dos golpes sobe apenas 50%.
Pokémon: Meditite, Medicham.
RAIN DISH
Recupera um pouco de HP enquanto o clima for Rain Dance.
Pokémon: Lotad, Lombre, Ludicolo.
ROCK HEAD
Golpes que causam dano por Recoil (Double-Edge, Volt Tackle, Take Down, etc.) não tiram HP do usuário. Válido também para Struggle.
Pokémon: Geodude, Graveller, Golem, Onix, Sudowoodo, Steelix, Aron, Lairon, Aggron, Cubone, Marowak, Rhyhorn, Rhydon, Aerodactyl, Relicanth, Bagon, Shelgon.
ROUGH SKIN
Se um golpe atingir diretamente o usuário, o oponente perde 1/16 (6%) do HP.
Pokémon: Carvanha, Sharpedo.
RUN AWAY
O usuário tem 100% de chance de fugir de qualquer batalha, independente da diferença de níveis. Não funciona para batalhas contra treinadores.
Pokémon: Rattata, Raticate, Ponyta, Rapidash, Doduo, Dodrio, Poochyena, Eevee, Sentret, Furret, Aipom, Dunsparce, Snubbull.
SAND STREAM
Assim que entrar na arena, causa o clima Sandstorm por tempo indeterminado. O clima só se altera caso outras Abilityes ou golpes de alteração do clima sejam ativados, mesmo que o usuário sai da arena.
Pokémon: Tyranitar.
SAND VEIL
A evasão do usuário sobe 33% durante a alteração climática Sandstorm.
Pokémon: Sandshrew, Sandslash, Cacnea, Cacturne, Diglett, Dugrio, Gligar.
SERENE GRACE
Se os golpes do usuário tiverem algum efeito extra (causar Flinch, Burn, Paralyze, etc) além do dano, esse efeito tem duas vezes mais chance de acontecer que o normal (Ex.: Body Slam tem 66% de chance de paralisar).
Pokémon: Chansey, Blissey, Togepi, Togetic, Dunsparce, Jirachi.
SHADOW TAG
O oponente não pode fugir da batalha nem ser trocado enquanto o usuário estiver na arena..
Pokémon: Wynaut, Wobbuffet.
SHED SKIN
Se afetado por Poison, Burn, Toxic ou Paralyze, a cada turno na arena há 30% de chance do usuário se recuperar da alteração de status.
Pokémon: Metapod, Kakuna, Dratini, Dragonair, Pupitar, Silcoon, Cascoon, Seviper, Ekans, Arbok.
SHELL ARMOR
Os oponentes nunca causam Critical hit, independente de Scope Lens, golpes como Focus Energy ou de altas chances de causar Critical.
Pokémon: Corphish, Crawdaunt, Clamperl, Shellder, Cloyster, Krabby, Kingler, Lapras, Omanyte, Omastar.
SHIELD DUST
Se o golpe do oponente tiver algum efeito extra (causar Flinch, Burn, roubar item, etc.) além do dano, esse efeito não acontecerá com o usuário. Não funciona com golpes exclusivamente de efeitos.
Pokémon: Wurmple, Dustox, Caterpie, Weedle, Venomoth.
SOUNDPROOF
Golpes sonoros (Growl, Roar, Sing, Supersonic, Screech, Snore, Perish Song, Heal Bell, Uproar, Metal Sound, Grasswhistle e Hyper Voice) não funcionam contra o usuário.
Pokémon: Whismur, Loudred, Exploud, Voltorb, Electrode, Mr. Mime.
SPEED BOOST
A cada turno na arena, a SPD do usuário sobe em 25%.
Pokémon: Yanma, Ninjask.
STATIC
Se um golpe atingir o usuário diretamente, há 30% de chances do oponente sofrer o status Paralyze.
Pokémon: Electrike, Manetric, Pichu, Pikachu, Raichu, Voltorb, Electrode, Electabuzz, Mareep, Flaafy, Ampharos, Elekid.
SWARM
Com a energia abaixo de 1/3, golpes do tipo Inseto (Bug) recebem STAB duplo (50% de dano além do STAB normal). Se o HP subir novamente para acima disso, o dano volta ao normal.
Pokémon: Beautifly, Volbeat, Heracross, Scyther, Scizor, Beedrill, Ledyba, Ledian, Spinarak, Ariados.
SWIFT SWIM
Quando o clima for Rain Dance, a SPD do usuário dobra. Quando o efito terminar, o SPD volta ao normal.
Pokémon: Lotad, Lombre, Ludicolo, Surskit, Relicanth, Goldeen, Seaking, Magikarp, Feebas, Huntail, Gorebyss, Luvdisc, Horsea, Kingdra, Omanyte, Omastar, Kabuto, Kabutops, Qwilfish, Mantine.
SYNCHRONIZE
Se o usuário durante o combate for afetado por Poison, Paraly\e ou Burn, o oponente também é afetado.
Pokémon: Ralts, Kirlia, Gardevoir, Abra, Kadabra, Alakazam, Natu, Xatu, Mew, Espeon, Umbreon.
THICK FAT
Golpes do tipo Fogo (Fire) e Gelo (Ice) causam 50% de dano a menos no usuário.
Pokémon: Azurill, Marill, Azumarill, Hariyama, Spheal, Sealo, Walrein, Miltank, Snorlax, Seel, Dewgong, Makuhita, Labex (Gombe).
STICKY HOLD
Golpes que roubem ou derrubem itens (Thief, Take Off, Covet, etc.) equipados não funcionam contra o usuário.
Pokémon: Gulpin, Swalot, Grimer, Muk,
SUCTION CUPS
O usuário não pode ser afetado por golpes como Roar ou Whirlwind.
Pokémon: Lileep, Cradily, Octillery.
STURDY
O usuário não pode ser afetado por golpes de morte instantânea (Sheer Cold, Fissure, Horn Drill, etc.).
Pokémon: Geodude, Graveller, Golem, Nosepass, Aron, Laron, Aggron, Magnemite, Magneton, Skarmory, Donphan, Shuckle, Onix, Steelix, Sudowoodo, Pineco, Forretress.
STENCH
Se o pokémon estiver liderando o grupo, há duas vezes menos chances de encontrar batalhas aleatórias.
Pokémon: Grimer, Muk.
TORRENT
Com a energia abaixo de 1/3, golpes do tipo Água (Water) recebem STAB duplo (50% de dano além do STAB normal). Se o HP subir novamente acima disso, o dano volta ao normal.
Pokémon: Squirtle, Wartortle, Blastoise, Totodile, Croconaw, Feraligatr, Mudkip, Marshtomp, Swampert, Milotic.
TRACE
Copia a Ability do oponente toda vez que o usuário entrar na arena.
Pokémon: Ralts, Kirlia, Gardevoir, Porygon, Porygon2.
TRUANT
O usuário não pode atacar duas vezes seguidas; no primeiro ataca, no segundo, ignora as ordens, e assim por diante.
Pokémon: Slakoth, Slaking.
VITAL SPIRIT
Não pode ser afetado pelo status Sleep; Válido também para Sleep auto-induzido (Rest não vai funcionar).
Pokémon: Vigoroth, Mankey, Primeape, Delibird.
VOLT ABSORB
Se o usuário for atingido por um golpe do tipo elétrico (Eletric), 25% do HP se recuperará.
Pokémon: Chinchou, Lanturn, Jolteon.
WATER ABSORB
Se o usuário for atingido por um golpe do tipo aquático (Water), 25% do HP se recuperará.
Pokémon: Poliwag, Poliwhirl, Poliwrath, Politoed, Wooper, Quagsire, Mantine, Vaporeon, Lapras.
WATER VEIL
O usuário não pode ser afetado pelo status Burn. Se algum golpe causar dano + Burn a alteração jamais funcionará.
Pokémon: Goldeen, Seaking, Wailmer, Wailord.
WHITE SMOKE
Golpes do oponente que reduzam status do usuário (Charm, Double Team, etc) não surtem efeito; Para golpes que causam dano + redução (Aurorar Beam, Crush Claw), essa nunca funciona. Redução auto-induzida (Superpower, etc) ainda continua funcionando.
Pokémon: Wingull, Pelliper, Torkoal.
WONDER GUARD
Apenas golpes que causem danos “Super Effective” causam dano ao usuário.
Pokémon: Shedinja.
Novas funçoes das Abilitys em In Game adicionadas em esmerald
Arena Trap: aumenta as chances de encontrar pokémons selvagens em 200%.
Compoundeyes: aumenta as chances de encontrar pokémons selvagens equipados com itens.
Cute Charm: aumenta as chances de encontrar pokémons de sexo oposto em 66%.
Flame Body: ovos quebram mais rapidamente.
Hustle: diminui a chance de encontrar pokémons de level alto.
Hyper Cutter: o HM Cute corta muito mais grama que o normal.
Intimidate: diminui as chances de encontrar pokémons de level baixo. Isso se aplica para pokémons abaixo de 5 leveis do seu level orignal.
Keen Eye: diminui as chances de encontrar pokémons de level baixo.
Lightningrod: aumenta os contatos na Call.
Magma Armor: ovos quebram mais rapidamente.
Magnet Pull: aumenta em 150% a chance de encontrar pokémons selvagens metálicos.
Pressure: diminui em 50% a chance de encontrar pokémons selvagens. Se o ítem Cleanse Tag estiver sendo usado, inativa o efeito.
Sand veil: a chance de encontrar pokémons selvagens em áreas de Sandstorm cai em 50%.
Static: aumenta em 150% a chance de encontrar pokémons selvagens elétricos.
Sticky Hold: pokémons pescados são facilmente capturados.
Suction Cups: pokémons pescados são facilmente capturados.
Synchronize: a chance de encontrar pokémons selvagens da mesma nature aumenta em 150%.
Vital Spirit: a chance de encontrar pokémons selvagens de level alto cai em 50%.
White Smoke: a chance de encontrar pokémons selvagens cai em 50%
AIR LOCK
Nenhum Pokémon na arena recebe bônus ou penalidades pelo clima (Thunder não ganha 100% de acerto durante o Rain Dance, nem golpes de fogo causam 50% a mais de dano durante o Sunny Day). Abilities que se beneficiam do clima também deixam de funcionar.
Pokémon: Rayquaza.
ARENA TRAP
O oponente não pode fugir da batalha e nem ser trocado; Pokémons Voadores ou com a Ability Levitate não são afetados por esta Ability.
Pokémon: Diglett, Dugtrio, Trapinch.
BATTLE ARMOR
Os golpes do oponente quase nunca causam Critical Hit. Para Scope Lens, Focus Energy, as chances de causar Critical são mínimas, mas ainda existentes.
Pokémon: Anorith, Armaldo, Kabuto, Kabutops.
BLAZE
Com a energia abaixo de 1/3, golpes tipo Fogo recebem STAB duplo (50% de dano além do STAB normal). Se o HP subir novamente acima disso, o dano volta ao normal.
Pokémon: Charmander, Charmeleon, Charizard, Cyndaquil, Quilava, Typhlosion, Torchic, Combusken, Blaziken.
CHLOROPHYLL
O SPD do usuário dobra durante o Sunny Day. Quando o efeito acabar, a SPD volta ao normal.
Pokémon: Oddish, Gloom, Vileplume, Bellsprout, Weepinbell, Victreebel, Exeggcute, Exeggutor, Tangela, Bellossom, Hoppip, Skiploom, Jumpluff, Sunkern, Sunflora, Tropius, Seedot, Nuzleaf, Shiftry.
CLEAR BODY
Golpes que reduzem os status do usuário (Sand Attack, Screech, etc.) não surtem efeito; para os golpes que causem dano + redução (Crush Claw, Mist Ball, etc), a redução nunca funciona. Redução auto-induzida (Superpower, Overheat, etc) ainda funcionam.
Pokémon: Tentacool, Tentacruel, Beldum, Metang, Metagross, Regirock, Regice, Registeel.
CLOUD NINE
Nenhum pokémon na arena recebe bônus ou penalidades pelo clima (Thunder não ganha 100% de acerto durante o Rain Dance). Abilities que se beneficiam do clima também deixam de funcionar.
Pokémon: Psyduck e Golduck.
COLOR CHANGE
Muda o tipo do seu pokémon pelo tipo do último ataque que o atingiu (Terrestre se for atingido por um Earthquake, por exemplo).
Pokémon: Kecleon.
COMPOUNDEYES
A pontaria dos golpes do usuário sobe 30%.
Pokémon: Butterfree, Venonat, Nincada.
CUTE CHARM
Se um golpe atingi-lo diretamente, há 30% de chance do oponente ficar Infatuated (atraído) pelo seu pokémon e possivelmente não atacar na próxima rodada.
Pokémon: Cleffa, Clefairy, Clefable, Igglybuff, Jigglypuff, Wigglytuff, Skitty, Delcatty.
DAMP
Nenhum dos pokémon na arena (aliados ou oponentes) pode usar Explosion ou Self-Destruct.
Pokémon: Psyduck, Golduck, Poliwag, Poliwhirl, Poliwrath, Politoed, Wooper, Quagsire.
DRIZZLE
Assim que entrar na arena causa Rain Dance por tempo indeterminado. O clima só se altera caso outras Abilities ou golpes de alteração de clima sejam ativados, mesmo que o usuário saia da arena.
Pokémon: Kyogre.
DROUGHT
Assim que entrar na arena causa Sunny Day por tempo indeterminado. O clima só se altera caso outras Abilities ou golpes de alteração de clima sejam ativados, mesmo que o usuário saia da arena.
Pokémon: Groudon.
EARLY BIRD
A alteração Sleep dura metade do tempo convencional; Válido também para sono auto-induzido (ao usar Rest, o usuário dormirá apenas um turno).
Pokémon: Doduo, Dodrio, Kangaskhan, Ledyba, Ledian, Natu, Xatu, Girafarig, Houndour, Houndoom, Seedot, Nuzleaf, Shiftry.
EFFECT SPORE
Se um golpe atingir o usuário deiretamente, há 10% de chance do oponente ficar Paralizado(Paralyzed), Envenenado(Poisoned) ou Dormindo (Sleep).
Pokémon: Paras, Parasect, Shroomish, Breloom.
FLAME BODY
Se um golpe atingir o usuário diretamente, há 30% de chance do oponente ficar Queimando (Burned).
Pokémon: Magmar, Magby, Slugma, Magcargo.
FLASH FIRE
Ativado quando o usuário for atingido por golpes do tipo Fogo; Depois de ativado, tais golpes do tipo Fogo do usuário causam % a mais de dano, além de não sofrer mais nenhum dano por golpes do tipo Fogo.
Pokémon: Vulpix, Ninetales, Flareon, Growlithe, Arcanine, Ponyta, Rapidash, Houndour, Houndoom.
FORECAST
Dependendo do clima, o tipo e o formato do usuário muda (Sunny Day = Fogo, Rain Dance = Água e Hail = Gelo). Se o efeito climático cessar, o tipo do usuário volta ao normal..
Pokémon: Castform.
GUTS
O ATK sobe 50% quando afetado por alguma alteração de status (Poison, Paralyze, Brun). Se o efeito for anulado, o ATK volta ao normal.
Pokémon: Rattata, Raticate, Ursaring, Tyrogue, Larvitar, Taillow, Swellow, Makuhita, Hariyama, Machop, Machoke, Machamp e Heracross.
HUGE POWER
O poder dos golpes físicos (ATK) é dobrado. Se o oponente roubar esta Ability, o poder do usuário volta ao normal. Se utilizado por outro Pokémon por meio de Trance, Skill Swap ou Role Play, o poder dos golpes sobe apenas 50%.
Pokémon: Azurill, Marill e Azumarill.
HUSTLE
O dano dos ataques do usuário é 50% maior, mas a pontaria cai em 20%.
Pokémon: Togepi, Togetic, Remoraid, Corsola, Delibird.
HYPER CUTTER
Golpes do oponente que reduzem o ATK do usuário (Growl, Charm, etc..) não surtem efeito; Para golpes que causam dano + redução (Aurora Beam), a redução nunca funciona. Reduzão auto-induzida (Superpower, etc) ainda continua funcionando.
Pokémon: Krabby, Kingler, Gligar, Mawile, Pinsir, Trapinch, Corphish, Crawdaunt.
ILLUMINATE
Se o pokémon estiver liderando o grupo, há duas vezes mais chances de encontrar batalhas aleatórias.
Pokémon: Volbeat, Staryu, Starmie, Chinchou, Lanturn.
IMMUNITY
O usuário não pode ser afetado pelo status Poison. Se algum golpe causar dano + Poison, a alteração jamais funcionará.
Pokémon: Zangoose, Snorlax.
INNER FOCUS
O usuário não é afetado por Flinch (Amedrontado).
Pokémon: Dragonite, Farfetch’d, Sneasel, Abra, Kadabra, Alakazam, Zubat, Golbat, Crobat, Girafarig, Snorunt,
Glalie.
INSOMNIA
Não pode ser afetado pelo status Sleep; Válido também para Sleep induzido (Rest não vai funcionar).
Pokémon: Shuppet, Banette, Drowzee, Hypno, Murkrow, Hoothoot, Noctowl, Spinarak, Ariados.
INTIMIDATE
Cada vez que o usuário entrar na arena, reduz 25% o ataque físico (ATK) do oponente. Se você usar um Pokémon com Intimidate e, logo em seguida, trocar por outro também com essa Ability, os efeitos serão cumulativos.
Pokémon: Ekans, Arbok, Growlithe, Arcanine, Tauros, Snubbull, Granbull, Stantler, Hitmontop, Mightyena, Masquerain, Gyarados, Mawile, Salamence.
KEEN EYE
Golpes do oponente que reduzam a pontaria do usuário (Sand Attack, etc) não surtem efeito; para golpes que causam dano + redução (Muddy Water, etc), a redução nunca funciona.
Pokémon: Piddgey, Pidgeotto, Pidgeot, Spearow, Fearow, Hitmonchan, Wingull, Pelipper, Sableye, Farfetch’d, Sneasel, Sentret, Furret, Hoothoot, Noctowl, Yanma, Skarmory.
LEVITATE
Golpes do tipo Terrestre não causam dano.
Pokémon: Misdreavus, Unown, Baltoy, Claydol, Koffing, Weezing, Vibrava, Flygon, Solrock, Lunatone, Duskull, Chimecho, Latias, Latios.
LIGHTNINGROD
Em batalhas de duplas, os ataques elétricos dos oponentes atingem apenas o usuário.
Pokémon: Cubone, Marowak, Rhyhorn, Rhydon, Electrike e Manetric.
LIMBER
O usuário não pode ser afetado pelo estado Paralisado (Paralyze). Se algum golpe causar dano + Paralize, a alteração jamais funcionará.
Pokémon: Persian, Hitmonlee e Dittoic.
LIQUID OOZE
Se o oponente atingir o usuário com um ataque que roube HP (Giga Drain, Leech Life, Dream Eater), o oponente per HP na mesma quantidade que seria roubada.
Pokémon: Tentacool, Tentacruel, Gulpin, Swalot.
MAGMA ARMOR
O usuário não pode ser Congelado (Frozen).
Pokémon: Slugma, Magcargo, Camerupt.
MAGNET PULL
Oponentes do tipo Metálico (Steel) não podem fugir da batalha nem serem trocados enquanto o usuário estiver na arena.
Pokémon: Nosepass, Magnemite e Magneton.
MARVEL SCALE
A DEF sobe 50% quando afetado por alguma alteração de status (Poison, Paralyze, Burn). Se o efeito for anulado, a DEF volta ao normal.
Pokémon: Milotic.
MINUS
O ataque especial (SATK) do usuário sobe 50% ao lutar em dupla com um Pokémon com a Ability Plus.
Pokémon: Minun.
NATURAL CURE
Se o usuário for trocado em combate, qualquer alteração de estado (Poison, Paralyze, Burn, Sleep ou Freeze) será recuperada.
Pokémon: Roselia, Swablu, Altaria, Staryu, Starmie, Corsola, Celebi, Chansey, Blissey.
OBLIVIOUS
O usuário não pode ser afetado por Attract. Caso o oponente tenha a Ablity Cute Charm, ela nunca funcionará.
Pokémon: Numel, Barboach, Whiscash, Illumise, Wailmer, Wailord, Camerupt, Slowpoke, Slowbro, Slowking, Lickitung, Smoochum, Jynx, Swinub, Piloswine.
OVERGROW
Com a energia abaixo de 1/3, golpes do tipo Planta, recebem STAB duplo (50% de dano além do STAB normal). Se o HP subir novamente para acima disso, o dano volta ao normal.
Pokémon: Bulbasaur, Ivysaur, Venusaur, Chikorita, Bayleef, Meganium, Treecko, Grovyle, Sceptile.
OWN TEMPO
O usuário não pode ser afetado pelo Status Confusion. Se algum golpe causar dano + Confusion, a alteração jamais funcionará.
Pokémon: Slowpoke, Slowbro, Slowking, Lickitung, Smeargle, Spoink, Grumpig, Spinda.
PICK UP
Há uma chance do usuário encontrar algum item aleatório depois de vencer uma batalha. Funciona somente se o pokémon não estiver equipado com nenhum outro item.
Pokémon: Meowth, Teddiursa, Zigzagoon, Phanpy, Linoone, Aipom.
PLUS
O ataque especial (SATK) do usuário sobe 50% ao lutar em dupla com um Pokémon com a Ability Minus.
Pokémon: Plusle.
POISON POINT
Se o golpe atingir diretamente o usuário, há 30% de chances do oponente ficar Envenenado (Poison).
Pokémon: Roselia, Seadra, Nidoran(f), Nidorina, Nidoqueen, Nidoran (m), Nidorino, Nidoking, Qwilfish.
PRESSURE
Se um golpe de dano ou de efeito atingir o usuário, o oponente perderá 2 PPs em vez de apenas 1 PP.
Pokémon: Aerodactyl, Articuno, Zapdos, Moltres, Mewtwo, Raikou, Entei, Suicune, Lugia, Ho-Oh, Dusclops, Absol, Deoxys.
PURE POWER
O poder dos golpes físicos (ATK) é dobrado. Se o oponente roubar esta Ability, o poder do usuário volta ao normal. Se utilizado por outro Pokémon por meio de Trance, Skill Swap ou Role Play, o poder dos golpes sobe apenas 50%.
Pokémon: Meditite, Medicham.
RAIN DISH
Recupera um pouco de HP enquanto o clima for Rain Dance.
Pokémon: Lotad, Lombre, Ludicolo.
ROCK HEAD
Golpes que causam dano por Recoil (Double-Edge, Volt Tackle, Take Down, etc.) não tiram HP do usuário. Válido também para Struggle.
Pokémon: Geodude, Graveller, Golem, Onix, Sudowoodo, Steelix, Aron, Lairon, Aggron, Cubone, Marowak, Rhyhorn, Rhydon, Aerodactyl, Relicanth, Bagon, Shelgon.
ROUGH SKIN
Se um golpe atingir diretamente o usuário, o oponente perde 1/16 (6%) do HP.
Pokémon: Carvanha, Sharpedo.
RUN AWAY
O usuário tem 100% de chance de fugir de qualquer batalha, independente da diferença de níveis. Não funciona para batalhas contra treinadores.
Pokémon: Rattata, Raticate, Ponyta, Rapidash, Doduo, Dodrio, Poochyena, Eevee, Sentret, Furret, Aipom, Dunsparce, Snubbull.
SAND STREAM
Assim que entrar na arena, causa o clima Sandstorm por tempo indeterminado. O clima só se altera caso outras Abilityes ou golpes de alteração do clima sejam ativados, mesmo que o usuário sai da arena.
Pokémon: Tyranitar.
SAND VEIL
A evasão do usuário sobe 33% durante a alteração climática Sandstorm.
Pokémon: Sandshrew, Sandslash, Cacnea, Cacturne, Diglett, Dugrio, Gligar.
SERENE GRACE
Se os golpes do usuário tiverem algum efeito extra (causar Flinch, Burn, Paralyze, etc) além do dano, esse efeito tem duas vezes mais chance de acontecer que o normal (Ex.: Body Slam tem 66% de chance de paralisar).
Pokémon: Chansey, Blissey, Togepi, Togetic, Dunsparce, Jirachi.
SHADOW TAG
O oponente não pode fugir da batalha nem ser trocado enquanto o usuário estiver na arena..
Pokémon: Wynaut, Wobbuffet.
SHED SKIN
Se afetado por Poison, Burn, Toxic ou Paralyze, a cada turno na arena há 30% de chance do usuário se recuperar da alteração de status.
Pokémon: Metapod, Kakuna, Dratini, Dragonair, Pupitar, Silcoon, Cascoon, Seviper, Ekans, Arbok.
SHELL ARMOR
Os oponentes nunca causam Critical hit, independente de Scope Lens, golpes como Focus Energy ou de altas chances de causar Critical.
Pokémon: Corphish, Crawdaunt, Clamperl, Shellder, Cloyster, Krabby, Kingler, Lapras, Omanyte, Omastar.
SHIELD DUST
Se o golpe do oponente tiver algum efeito extra (causar Flinch, Burn, roubar item, etc.) além do dano, esse efeito não acontecerá com o usuário. Não funciona com golpes exclusivamente de efeitos.
Pokémon: Wurmple, Dustox, Caterpie, Weedle, Venomoth.
SOUNDPROOF
Golpes sonoros (Growl, Roar, Sing, Supersonic, Screech, Snore, Perish Song, Heal Bell, Uproar, Metal Sound, Grasswhistle e Hyper Voice) não funcionam contra o usuário.
Pokémon: Whismur, Loudred, Exploud, Voltorb, Electrode, Mr. Mime.
SPEED BOOST
A cada turno na arena, a SPD do usuário sobe em 25%.
Pokémon: Yanma, Ninjask.
STATIC
Se um golpe atingir o usuário diretamente, há 30% de chances do oponente sofrer o status Paralyze.
Pokémon: Electrike, Manetric, Pichu, Pikachu, Raichu, Voltorb, Electrode, Electabuzz, Mareep, Flaafy, Ampharos, Elekid.
SWARM
Com a energia abaixo de 1/3, golpes do tipo Inseto (Bug) recebem STAB duplo (50% de dano além do STAB normal). Se o HP subir novamente para acima disso, o dano volta ao normal.
Pokémon: Beautifly, Volbeat, Heracross, Scyther, Scizor, Beedrill, Ledyba, Ledian, Spinarak, Ariados.
SWIFT SWIM
Quando o clima for Rain Dance, a SPD do usuário dobra. Quando o efito terminar, o SPD volta ao normal.
Pokémon: Lotad, Lombre, Ludicolo, Surskit, Relicanth, Goldeen, Seaking, Magikarp, Feebas, Huntail, Gorebyss, Luvdisc, Horsea, Kingdra, Omanyte, Omastar, Kabuto, Kabutops, Qwilfish, Mantine.
SYNCHRONIZE
Se o usuário durante o combate for afetado por Poison, Paraly\e ou Burn, o oponente também é afetado.
Pokémon: Ralts, Kirlia, Gardevoir, Abra, Kadabra, Alakazam, Natu, Xatu, Mew, Espeon, Umbreon.
THICK FAT
Golpes do tipo Fogo (Fire) e Gelo (Ice) causam 50% de dano a menos no usuário.
Pokémon: Azurill, Marill, Azumarill, Hariyama, Spheal, Sealo, Walrein, Miltank, Snorlax, Seel, Dewgong, Makuhita, Labex (Gombe).
STICKY HOLD
Golpes que roubem ou derrubem itens (Thief, Take Off, Covet, etc.) equipados não funcionam contra o usuário.
Pokémon: Gulpin, Swalot, Grimer, Muk,
SUCTION CUPS
O usuário não pode ser afetado por golpes como Roar ou Whirlwind.
Pokémon: Lileep, Cradily, Octillery.
STURDY
O usuário não pode ser afetado por golpes de morte instantânea (Sheer Cold, Fissure, Horn Drill, etc.).
Pokémon: Geodude, Graveller, Golem, Nosepass, Aron, Laron, Aggron, Magnemite, Magneton, Skarmory, Donphan, Shuckle, Onix, Steelix, Sudowoodo, Pineco, Forretress.
STENCH
Se o pokémon estiver liderando o grupo, há duas vezes menos chances de encontrar batalhas aleatórias.
Pokémon: Grimer, Muk.
TORRENT
Com a energia abaixo de 1/3, golpes do tipo Água (Water) recebem STAB duplo (50% de dano além do STAB normal). Se o HP subir novamente acima disso, o dano volta ao normal.
Pokémon: Squirtle, Wartortle, Blastoise, Totodile, Croconaw, Feraligatr, Mudkip, Marshtomp, Swampert, Milotic.
TRACE
Copia a Ability do oponente toda vez que o usuário entrar na arena.
Pokémon: Ralts, Kirlia, Gardevoir, Porygon, Porygon2.
TRUANT
O usuário não pode atacar duas vezes seguidas; no primeiro ataca, no segundo, ignora as ordens, e assim por diante.
Pokémon: Slakoth, Slaking.
VITAL SPIRIT
Não pode ser afetado pelo status Sleep; Válido também para Sleep auto-induzido (Rest não vai funcionar).
Pokémon: Vigoroth, Mankey, Primeape, Delibird.
VOLT ABSORB
Se o usuário for atingido por um golpe do tipo elétrico (Eletric), 25% do HP se recuperará.
Pokémon: Chinchou, Lanturn, Jolteon.
WATER ABSORB
Se o usuário for atingido por um golpe do tipo aquático (Water), 25% do HP se recuperará.
Pokémon: Poliwag, Poliwhirl, Poliwrath, Politoed, Wooper, Quagsire, Mantine, Vaporeon, Lapras.
WATER VEIL
O usuário não pode ser afetado pelo status Burn. Se algum golpe causar dano + Burn a alteração jamais funcionará.
Pokémon: Goldeen, Seaking, Wailmer, Wailord.
WHITE SMOKE
Golpes do oponente que reduzam status do usuário (Charm, Double Team, etc) não surtem efeito; Para golpes que causam dano + redução (Aurorar Beam, Crush Claw), essa nunca funciona. Redução auto-induzida (Superpower, etc) ainda continua funcionando.
Pokémon: Wingull, Pelliper, Torkoal.
WONDER GUARD
Apenas golpes que causem danos “Super Effective” causam dano ao usuário.
Pokémon: Shedinja.
Novas funçoes das Abilitys em In Game adicionadas em esmerald
Arena Trap: aumenta as chances de encontrar pokémons selvagens em 200%.
Compoundeyes: aumenta as chances de encontrar pokémons selvagens equipados com itens.
Cute Charm: aumenta as chances de encontrar pokémons de sexo oposto em 66%.
Flame Body: ovos quebram mais rapidamente.
Hustle: diminui a chance de encontrar pokémons de level alto.
Hyper Cutter: o HM Cute corta muito mais grama que o normal.
Intimidate: diminui as chances de encontrar pokémons de level baixo. Isso se aplica para pokémons abaixo de 5 leveis do seu level orignal.
Keen Eye: diminui as chances de encontrar pokémons de level baixo.
Lightningrod: aumenta os contatos na Call.
Magma Armor: ovos quebram mais rapidamente.
Magnet Pull: aumenta em 150% a chance de encontrar pokémons selvagens metálicos.
Pressure: diminui em 50% a chance de encontrar pokémons selvagens. Se o ítem Cleanse Tag estiver sendo usado, inativa o efeito.
Sand veil: a chance de encontrar pokémons selvagens em áreas de Sandstorm cai em 50%.
Static: aumenta em 150% a chance de encontrar pokémons selvagens elétricos.
Sticky Hold: pokémons pescados são facilmente capturados.
Suction Cups: pokémons pescados são facilmente capturados.
Synchronize: a chance de encontrar pokémons selvagens da mesma nature aumenta em 150%.
Vital Spirit: a chance de encontrar pokémons selvagens de level alto cai em 50%.
White Smoke: a chance de encontrar pokémons selvagens cai em 50%