É com prazer que anuncio a possibilidade de integrar o facebook ao forum. Estamos sempre buscando formas de melhorar o site. Administração

    Configurando o emulador

    Compartilhe
    avatar
    Fred
    Admin
    Admin

    Mensagens : 1842
    Data de inscrição : 09/10/2009
    Idade : 36
    Localização : Contagem - MG - Brasil

    Ficha do personagem
    RPG: 20

    Configurando o emulador

    Mensagem por Fred em Seg Jul 19, 2010 1:20 pm

    Bom como tive algum tempo reunindo alguns melhores plugins e alguns executáveis do PCSX2 e fiz uma compilação PCSX2 EXSP Ver 3113 Ultimate (como podem ver foi em cima do ultimo Beta oficial que saiu a Rev 3113) modificando de quebra também a língua de alguns menus que inicia (no caso ainda vem com uma Beta da tradução nos executáveis PCSX2SP e PCSX2EX) e deixar compartilhar com vocês, não querendo ser um concorrente mais sim uma alternativa aos que ainda querem rodar o emulador de Playstation 2.

    Diferente da maneira que alguns compilam o emulador, eu usei uma idéia diferente fazendo deste também um Pack. Bom diante disto vocês poderam ver alguns outros executáveis alem de somente um como outras compilações, fiz isto vendo algumas pessoas falando que jogo X ou Y não funciona em tal revisão, por exemplo, Katamari (que antes rodava normal sem precisar aplicar nenhum Patch) ou Mortal Kombat Shaolin, ou mesmo Ico e Black que rodam nas ultimas revisões, mais outros jogos podem perder em desempenho com isto.

    De maneira geral eu inclui também a esta compilação alem dos executáveis do PCSX2, um PCSX2Speed em *.bat que visa tentar ganhar alguns fraps a mais, um Launcher para o PCSX2 como um Frontend iniciando o jogo pela capinha (foto a escolha), um programa para ripar FMVs, inclui ao Pack também o Code Breaker v10 que é um DVD similar ao antigo Game Shark para códigos e trapaças e o melhor de tudo um Memory Card maior que o habitual de 8 MB, este aqui contem 64 MB e já vem com alguns Save Games que podem ser apagados a gosto do usuário.

    Ainda continuando um dos executáveis principal o PCSX2SP (e sua contra parte para PCs melhores o PCSX2EX) tem uma tradução Beta nos sub menus principais, já que a língua nativa deles não é o inglês. Existe ainda um arquivo de nome Changelog.txt, este arquivo explica tudo que foi feito para se chegar a esta compilação, a PCSX2 EXSP Ver 3113 Ultimate.

    Existem plugins excelentes que melhoram o controle em relação a alguns Lidypad’s deixando o mais preciso, ou mesmo plugins gráficos simulando SSSE3 (instrução não presente na maioria dos AMDs). Alem disto jogos como God of War 1 e God of War 2 com um dos plugins selecionados neste Pack tira por completo o problema do jogo piscar (pelo menos aqui foi assim, então eu espero que com todos o mesmo resultado) alem de abrir possibilidade para AA ate 6x, outros que melhoram a velocidade do Zone of the Enders T2R SE ou mesmo Silent Hill Origens (este ultimo roda ate com som, coisa que não conseguia antes).

    Não estou pedindo para que deixem de usar uma compilação ou outra por esta, nem que comparem com outras compilações, mais sim que aos que gostam do emulador ou que querem emular o PCSX2 testem esta compilação, pois eu acredito se aqui que é um PC modesto roda full com esta compilação que fiz e estou disponibilizando jogos como Maximus, God of War’s, Final Fantasy’s, Dragon Ball Teinkaichi 3, Red Dead Revolver, SSX3 e afins, acredito que vocês possam ver melhoras tambêm (claro não estou prometendo magicas, afinal alguns jogos como Tekken 5 apesar da melhora ainda exige um PC melhor).

    O emulador já vem configurado, abaixo estou disponibilizando em Spoiler novamente o Changelog.txt que vem junto ao emulador para tentar sanar duvidas freqüentes.


    Download:

    PCSX2 EXSP Rev 3113 ULTIMATE








    Spoiler:


    http://code.google.com/p/pcsx2/source/list

    PCSX2 Nota:

    Antes de iniciar algum dos executáveis descritos abaixo, cole esta pasta “PCSX2 EXSP Rev 3113 ULTIMATE” na raiz do C:, assim o caminho passara a ser:

    C:\PCSX2 EXSP Rev 3113 ULTIMATE

    Se quiser mudar este caminho, altere os caminhos dos Plugins, Bios e Memory Card. Você pode fazer isto manualmente para que não de problema ao iniciar algum dos executáveis do emulador indo na pasta “inis” e abrindo pcsx2.ini (ou pcsx2 caso você não esteja vendo as extensões), lá procure e altere estas linhas:

    PluginsDir=C:\PCSX2 EXSP Rev 3113 ULTIMATE\Plugins\
    BiosDir=C:\PCSX2 EXSP Rev 3113 ULTIMATE\bios\
    Slot1_Path=C:\PCSX2 EXSP Rev 3113 ULTIMATE\memcards\Mcd001.ps2
    Slot2_Path=C:\PCSX2 EXSP Rev 3113 ULTIMATE\memcards\Mcd002.ps2

    Lembre-se de deixar "\Plugins", "\bios", "\memcards\Mcd001.ps2" e "\memcards\Mcd002.ps2" ao final de cada caminho adicionado exemplo em:

    E:\Emuladores\ Playstation II\PCSX2 EXSP Rev 3113 ULTIMATE

    Onde os caminhos dos Plugins, Bios e Memory Cards serão:

    PluginsDir=E:\Emuladores\ Playstation II\PCSX2 EXSP Rev 3113 ULTIMATE\Plugins\
    BiosDir= E:\Emuladores\ Playstation II\PCSX2 EXSP Rev 3113 ULTIMATE\bios\
    Slot1_Path= E:\Emuladores\ Playstation II\PCSX2 EXSP Rev 3113 ULTIMATE\memcards\Mcd001.ps2
    Slot2_Path= E:\Emuladores\ Playstation II\PCSX2 EXSP Rev 3113 ULTIMATE\memcards\Mcd002.ps2

    PCSX2 Speed:

    * PCSX2Speed - Executável “PCSX2Speed.bat” para selecionar os aplicativos que você deseja escolher entre os 9 melhores aplicativos para disponíveis no pacote PCSX2 EXSP Rev 3113 ULTIMATE (mais abaixo você terá uma descrição melhor não só dos 9 que você poderá escolher no PCSX2Speed, mais de todos, ou seja dos 13 executáveis disponíveis para se emular o Playstation 2). Para isto digite um numero de 1 a 9 e o executável será inicializado (recomendo usar o PCSX2SP apesar que dependendo do jogo você poderá ter beneficios usando as outras Ver descritas abaixo), fechando assim também o explorer do Windows e outros aplicativos inúteis para assim você ganhar um pouco mais de velocidade (fraps). Lembrando que para sair do emulador e voltar o explorer e outros aplicativos ao normal você deve fechar o emulador (aplicativo) e não PCSX2Speed.bat” ou o console que abre em alguns aplicativos do PCSX2, se não poderá não iniciar novamente o explorer ou dar uma mensagem: "Deseja interromper o arquivo em lotes ?".

    PCSX2 Executáveis:

    * 384X3pcsx2 - Executável para emular alguns jogos específicos como Silent Hill Origens e Katamary Damacy que não rodam em algumas versões mais recentes (em especial o Katamary). Como esta revisão é mais antiga, por isto pode ser que na primeira vez que clicar no executável ele tentara criar uma unidade de alocação reservada na memória relogando o PC. Caso você não use senha, simplesmente refaça o login sem digitar nada. Se você não é o administrador do sistema (por exemplo, o PC é do seus pais ou irmãos mais velhos) peça para que eles entrem com seu login.

    * 384X3pcsx2t - Executável para emular alguns jogos específicos como Silent Hill Origens e Katamary Damacy que não rodam em algumas versões mais recentes (em especial o Katamary). O "t" na frente é porque roda melhor em maquinas com pouca Memória Ram.

    * pcsx2-r1736 - Executável que além de melhorar em relação ao "384x3pcsx2/t" consegue pular cenas caso agarre uma FMV/CG independente do executável usado do PCSX2 em jogos como God of War 1/2 ou Suikoden Tactics, por exemplo, para isto basta deixar como esta ("Ativar Console" e "Ativar Patches"), para isto vá em "Explorador de Patchs" e de um clique em "Skip MPEG" e nos números que aparecerem na tela abaixo de "Address/CPU" clique em "Enable/Disable".

    * pcsx2-icc r1736 - Executável que além de melhorar em relação ao "384x3pcsx2/t" consegue pular cenas caso agarre uma FMV/CG independente do executável usado do PCSX2 em jogos como God of War 1/2 ou Suikoden Tactics, por exemplo, para isto basta deixar como esta ("Ativar Console" e "Ativar Patches"), para isto vá em "Explorador de Patchs" e de um clique em "Skip MPEG" e nos números que aparecerem na tela abaixo de "Address/CPU" clique em "Enable/Disable". O "icc" na frente é porque roda melhor em maquinas com pouca Memória Ram.

    * pcsx2 0.9.6 - Executável que melhorou ainda a compatibilidade de jogos do PCSX2 rodando, por exemplo, Tekken 5 e Valkarie Profile 2, alem de ser uma versão mais nova em relação ao PCSX2 0.9.5, ou seja uma Build (Rev/Revisão) totalmente oficial e que apresenta maiores melhorias.

    * pcsx2-legacy - Executável do PCSX2 versão Legacy, que mantem as características do PCSX2 0.9.7 com visual da PCSX2 0.9.6.

    * pcsx2-legacy-icc - Executável do PCSX2 versão Legacy, que mantem as características do PCSX2 0.9.7 com visual da PCSX2 0.9.6. O "icc" na frente é porque roda melhor em maquinas com pouca Memória Ram.

    * pcsx2pg-vtlb-626 - Executável do PCSX2 versão Playground, de outro grupo que também trabalho no PCSX2.

    * pcsx2-r1888 - Executável que melhorou ainda a compatibilidade de jogos do PCSX2 rodando, alem de ser uma Build (Rev/Revisão) totalmente oficial e muito famosa que apresenta maiores melhorias.

    * pcsx2-r2622 - Executável baseado na Rev 2622, que não trava (ou trava muito pouco o God of War 1/2), além de se basear no PCSX2 0.9.7 e apresentar melhorias com isto, alem de um melhor visual.

    * pcsx2-r2761 - Executável baseado na Rev 2761, que apresenta melhorias, alem de conter junto a ele o GSDumpGUI.

    * pcsx2-r2828 - Executável baseado na Rev 2828, que apresenta melhorias como maior compatibilidade já executando alguns jogos como Black antes não possível nas Rev anteriores.

    * pcsx2-r3113 - Executável que melhorou ainda a compatibilidade de jogos do PCSX2 rodando, por exemplo, Ico e Killzone, alem de ser uma Build (Rev/Revisão) totalmente oficial e que apresenta maiores melhorias.

    * PCSX2EX - Executável asiático modificado e traduzido em partes por mim, que apresenta melhorias como velocidade, por exemplo, roda God of War 1/2, Shadow of Colosus, God Hand dentre outros perfeitos mesmo num Atlhon X2 antigo. O "EX" na frente é porque roda melhor em maquinas melhores com mais Memória Ram. Baseado no PCSX2-1060EX[100206].

    * PCSX2SP - Executável asiático modificado e traduzido em partes por mim, que apresenta melhorias como velocidade, por exemplo, roda God of War 1/2, Shadow of Colosus, God Hand dentre outros perfeitos mesmo num Atlhon X2 antigo. O "SP" na frente é porque roda melhor em maquinas com pouca Memória Ram. Baseado no PCSX2-1060EX[100206].

    * PCSX2WX - Executável asiático modificado não traduzido nem parcialmente ainda, que apresenta melhorias baseado no visual do PCSX2 0.9.7 como velocidade, além de maior compatibilidade. Baseado no PCSX2-2000EX[100609].

    PCSX2 Memory Card:

    * MCD001.ps2 - Memory Card de 64 Megas, ou seja, maior e cabe mais que os que vinham de 8 Megas habituais. Contem os saves dos jogos:
    Ar Tonelico, Battle Stadium DON, Bloody Roar 4, Bujingai The Forsaken City, Capcom Fighting Evolution, Captain Tsubasa, Disgaea 1, Disgaea 2, Dragon Ball Tenkaichi 3, Fatal Frame, Final Fantasy X, Final Fantasy XII, Kingdom Haearts 1, KOF XI, God of War 1, God of War 2, Mana Khemia, Namco x Capcom, Naruto Ultimate Ninja, Nights, Okami, Rock Band, Rogue Galaxy, Rumble Roses, Saint Seya Hades, Soul Calibur 2, Silent Hill Origens, Suikoden Tactics, Super Dragon Ball Z e VF 4 EVO.
    * MCD001.ps2 - Memory Card de 64 Megas, ou seja, maior e cabe mais que os que vinham de 8 Megas habituais. Não contem saves.

    PCSX2 Plugins:

    * Graphics - Existem ao todo 33 plugins de gráficos escolhidos a dedo, indo da Rev 822 a 3068 (SSE2, SSSE3 e SS4), ate os ZeroGS e ZZ Ogl aos não oficiais incluídos na coleção. Vale destacar alguns como o "Divine 0.1.15" que alem de rodar o God of War 1/2 sem piscar apresenta AA (Anti Alaysinc) ate 4x, "Divine sSSE3 0.1.14" que simula SSSE3 nos AMD (já normalmente é o máximo que os AMD enxergam), "Gdsx 2754" ou mesmo o "METEOR" para o DBZ Tenkaichi 3, "Gdsx 3068" que é oficial da pcsx2-r3113 e que melhora a velocidade mesmo no SSE2 como o jogo Zone of the Enders T2R SE, além de melhorar os gráficos em alguns jogos como Silent Hill Origens e neste também ter as opções extras 'Alpha Hack' e 'offset Hack'. Lembrando que em Gdsx o final '0.0.15' é Dx 10 e '0.0.16' é para Dx 11. As versões dos plugins SSE2 (normalmente é o máximo que os AMD enxergam), SSSE3 e SSE4 (estes em Intel Core 2 Duo para modelos E7xxx e E8xxx para dual-cores e o modelo Q9xxx para quad-cores). Resumindo só testando mesmo, lembrando que alguns jogos como Tekken 4/5 rodam melhor selecionando o modo 'Native' que perde em qualidade já que este simula uma *.ISO (imagem de um jogo) com os gráficos originais do Playstation 2.

    * Sound - Existem ao todo 11 plugins de som escolhidos a dedo, indo desde os mais novos aos antigos, no caso aqui eu recomendaria o "SPU-X r3117 1.4.0" que alem de ser o mais atual incluído na pcsx2-r3113, consegue inserir som no Silent Hill Origens.

    * Controller - Existem ao todo 10 plugins de controle escolhidos a dedo, variando do LilyPad, SSSPSX PAD (este possui LX, LY sendo L analógico esquerdo e X direcionais frente ou atrás e Y acima ou abaixo, RX e RY mesma coisa só que com o analógico direito, bastando somente clicar e pressionar o botão no joystick que ele reconhece automaticamente) aos não oficiais. Alguns como "LilyPad 0.9.1" consegue adicionar pequenas telas para você ver o jogo de um outro angulo, ja "LilyPad 0.9.4/0.9.9" consegue emular as Guitarras em jogos como Guitar Hero ou Rock Band, mais o melhor é ainda esta por vim, com o plugin "Fighter 0.10.0" que melhora a precisão do LidyPad. A uma opção de “Load” onde você pode carregar alguns controles da pasta “inis” do LilyPad já configurados, são eles 'Lammer Fighter JOYSTICK', 'Lammer Fighter TECLADO', 'LilyPad 2P JOYSTICK', 'LilyPad 2P TECLADO', 'LilyPad 9.4 JOYSTICK GH', 'LilyPad 9.4 TECLADO GH', 'LilyPad 9.9 JOYSTICK GH' e 'LilyPad 9.9 TECLADO GH', onde os nomes TECLADO e JOYSTICK somente mudam que num os controles do teclado são configurado no 1º controle e o joystick como 2º controle e no JOYSTICK inverte-se.

    * Cdvdrom - Existem ao todo 7 plugins de CD/DVD, então caso queira ler os jogos diretamente do drive de DVD utilize o "CDVD 0.1.0", mais o recomendável mesmo é utilizar o que já esta configurado, no caso o "Linuz Iso CDVD 0.9.0" para ler imagens e de quebra rodar jogos compactados formato *.Z e *.BZ, caso queira executar estes formatos alem das imagens criadas dos jogos de Playstation 2, clique na 1ª opção em "Ficheiro/Executar CDVD" ou caso queira emular somente suas imagens clique em "Ficheiro/Run ISO Image...", a ultima opção "Ficheiro/Run Bios (No Disc)" refere a executar o Bios do console, para assim escolher o idioma, horário e mesmo ver os jogos salvos no Memory Card. Para comprimir um jogo vá em “Configuração/Configurar” e lá em Cdvdrom clique em “Configurar...” tendo "Linuz Iso CDVD 0.9.0" como selecionado e vá em “select iso” (imagem do jogo a comprimir), agora basta clicar em “Compression Method” escolhendo entre ".Z - compress faster", que comprime mais depressa mas leva a um arquivo maior do jogo comprimido, ou ".BZ - compress better", que comprime mais depressa mas leva a um arquivo menor do jogo comprimido. Ainda continuando em "Options" podes escolher "Enable Block Dump=>'block.dump'". Quando escolhida, esta opção cria um ficheiro "block.dump" na pasta raíz do PCSX2 EXSP Rev 3113 ULTIMATE (onde está os executáveis) relativo ao jogo que você colocar para ler. Este ficheiro é como uma *.ISO pequeno (imagem de um jogo), que é sobretudo utilizado para resolver erros. O fichário de logs armazena os sectores que foram lidos durante a execução do jogo que estiveste a correr, para que seja possível correr o jogo através desse fichário de logs (usando a opção "select iso" do plugin Linuzappz Iso CDVD) sem qualquer imagem, CD ou DVD. Lembrando que se o jogo tentar ler um sector que não esteja incluído no ficheiro, vai obviamente deixar de responder.

    * Dev9 - Existem ao todo 3 plugins de Dev9, tratam do HDD (Disco Rigido) e da emulação da rede. Um deles o "Dev9null 0.5.0" usado por padrão e por fim a o plugin "MegaDev9 plugin 1.0.1" que ainda está nos estádios iniciais de desenvolvimento mas é muito promissor emulando o HDD do Playstation 2, usado melhor com as Bios SCPH-3XXXX e SCPH-5XXXX, onde XXXXX é a versão da tua Bios. Lembrando que a padrão usada aqui é a 'Japan v02.00(14/06/2004) Console', mais caso queira trocar a 'Japan v01.00(17/01/2001) Console' ou a 'Europe v02.00(14/06/2004) Console' são boas opções (esta ultima é melhor para se rodar a Bios do Playstation 2 e ver os saves em "Ficheiro/Run Bios (No Disc)" uma vez que estará os menus da Bios todos em um idioma mais fácil de entender que o Japonês.

    * USB - Existem ao todo 7 plugins de USB (Universal Serial Bus), o padrão selecionado aqui é o "USBnull Driver 0.7.0", mais a tambêm o "Qemu USB Driver v0.1.0 by Gigaherz" para funcionar com o modo online do jogo Monster Hunter, por isso não vai funcionar com praticamente mais nada.

    * FireWire - Existem ao todo 2 plugins de FireWire, o padrão selecionado aqui é o "FWnull Driver 0.6.0".

    * BIOS - Existem ao todo 7 bios do PCSX2, que são próprios para os consoles Japoneses, Americanos (EUA) e Europeus. A selecionada aqui no caso é a 'USA v02.00(14/06/2004) Console'. Para a melhor compatibilidade, recomendo que use uma imagem da BIOS que não seja a SCPH10000.BIN, que é a mais antiga. Isto porque com esta BIOS existem problemas na emulação do cartão de memória e outras incompatibilidades. Lembrando que a padrão usada aqui é a 'USA v02.00(14/06/2004) Console', mais caso queira trocar pela 'Japan v01.00(17/01/2001) Console' ou a 'Europe v02.00(14/06/2004) Console' são boas opções (esta primeira é possui um idioma mais difícil de entender, então se selecionar a Bios Japonesa do Playstation 2 e ver os saves em "Ficheiro/Run Bios (No Disc)" o idioma estará em Japonês.

    PCSX2 Launcher:

    * PS2Launcher - É um Laucher onde você escolher seus jogos pela foto (pela pasta “Images”), um FrontEnd criado pelo Mutronics, para isto um resumo rápido seria criar um nome em baixo de “profile” na parte “Name:” e procurar uma foto, em “ISO Patch” escolha a *.ISO do jogo. Abaixo de “Advanced Options” escolha o executável do emulador contido na pasta PCSX2 EXSP Rev 3113 ULTIMATE, e no canto direito escolha o plugin gráfico abaixo de “GSDX Plugin Settings”, pronto de “Add Game” e repita o processo. Lembrando que pelo fato de ter muitos executáveis do PCSX2 pode ser que o Launcher abra em tela branca, se isto acontecer espere ate ele conseguir ler todos os executáveis ou alternativamente feche o programa e repita o processo, fechando outras vezes se preciso para ele reconhecer os executáveis e abrir corretamente.

    PCSX2 FVV Search and Extract Tool:

    * FMVTool2 - É um executável para se extrair vídeos FMV/CG dos jogos de Playstation 2 criado pelo GiGaHeR’s, tem como dependência a pasta “dlls” para os plugins e criara um arquivo na pasta “inis”, caso não queira usar então somente exclua a pasta “dlls” e o executável.

    PCSX2 Code Braker:

    * Code Breaker v10 - É imagem *.ISO compactada para *.BZ (melhor compactação, apesar de mais demorada) onde você pode selecionar os códigos que deseja ter ao iniciar um jogo de Playstation 2 (similar a um Game Shark, que era famoso nos tempos de Playstation 1/Saturno/Nintendo 64). Para isto inicie o Code Breaker v10 e depois a opção “Auto Tray Efect Must Be (Off)” e selecione os códigos que quer no jogo e depois de Esc com a opção ativa “Activar Consola” e desmarcado “Close GS Window on ESC” e de Esc para selecionar um jogo que queira executar ao qual você escolheu cheats para ele. Esta imagem esta dentro da pasta “Iso”, então recorde e cole onde você manterá as suas imagens de jogos de Playstation 2.

    Programas Necessarios:

    DirectX End-User Runtimes (August 2009)
    Microsoft Visual C++ 2008 Redistributable Package (x86)

    Spoiler:
    Eu não ganho nada com isto, mais achei a ideia bacana de um site, então estou passando para frente aos que comentarem e gostarem, e quiserem ajudar com doações em qualquer valor:

    www.lardemaria.org.br


    Última edição por Fred em Qui Jan 27, 2011 12:42 am, editado 3 vez(es)


    _________________________________________________________

    Canal de vídeos do forum

    Felipe

    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 24/10/2010

    Ficha do personagem
    RPG: 20

    Re: Configurando o emulador

    Mensagem por Felipe em Seg Out 25, 2010 9:17 am

    http://www.tokubrasil.com/forum/index.php?showtopic=21059&hl=jogos


    http://www.manicomio-share.com/torrents-details.php?id=150892

      Data/hora atual: Sab Nov 17, 2018 4:27 pm